Últimas notícias
Fórmula E ePrix de Ad Diriyah

Massa toma duas penalidades pós-corrida por Fanboost

Piloto utiliza Fanboost fora do momento correto e força 50KJ maior que a permitida no acionamento do botão

Felipe Massa, Venturi Formula E

O ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa recebeu duas penalidades após a corrida inaugural da temporada 2018/19 da Fórmula E por infrações de uso de Fanboost durante sua estreia na categoria.

O piloto do Venturi terminou o evento na Arábia Saudita em 14º lugar depois de receber uma penalidade pelo fato de a equipe não ter respeitado “a versão 5.1 do guia de implementação da bateria da Fórmula E”, segundo a FIA.

O Motorsport.com entende que a ofensa está relacionada a um problema de software, resultando na regeneração de energia excedendo o nível definido no guia de implementação de software dos fornecedores da FIA.

Massa terminou em segundo no Fanboost atrás do ex-piloto de F1 Stoffel Vandoorne. Ele ficou à frente de Lucas di Grassi, do vencedor da corrida Antonio Felix da Costa e Daniel Abt.

O brasileiro ativou o sistema antes do 22º minuto da corrida, logo que pôde fazer isso pela primeira vez, mas recebeu uma penalidade de tempo de cinco segundos já que deveria ter deixado passar do 22º minuto.

Isso foi adicionado a uma segunda penalidade de 25 segundos (equivalente a um drive-through) por usar 150KJ de energia em vez de 100KJ enquanto o Fanboost foi ativado. Ambas as infrações renderam a Massa um ponto de penalidade em sua licença e o deixaram em 17º na classificação final.

Falando ao Motorsport.com depois da corrida, mas antes de suas penalidades no Fanboost serem anunciadas, Massa disse: “bem, eu estava feliz com minha performance na corrida, tudo que estava acontecendo, todas as posições que eu estava ganhando e tudo mais”.

“Infelizmente, eu tive o drive-through que acabou por destruir tudo o que eu estava fazendo antes. Estou decepcionado com o resultado, mas feliz com o meu trabalho hoje na corrida, com o ritmo, com a estratégia, o modo de ataque, ultrapassagens... tudo estava funcionando bem. Infelizmente, não terminamos onde deveríamos."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Como Alejandro Agag se tornou o Elon Musk do automobilismo
Próximo artigo Sam Bird lidera teste pós-corrida da F-E na Arábia Saudita

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil