Relato da corrida
Indy Texas

Em prova monótona, Scott Dixon vence segunda do ano no Texas

Neozelandês triunfa em corrida dominada pela Ganassi, com Kanaan em segundo. Castroneves completou o pódio.

Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet

O bicampeão Scott Dixon venceu na noite deste sábado o GP do Texas da Fórmula Indy. O neozelandês surgiu na metade da corrida após um início tímido e começou a pontear a prova, trocando voltas na frente com o companheiro de equipe, o brasileiro Tony Kanaan. No entanto, após este estágio do GP, Dixon passou a abrir na frente.

Foi a 36ª vitória do piloto do carro de número 9. Kanaan acabou ficando com o segundo lugar, após a falta de bandeiras amarelas não ter lhe dado uma nova chance de passar Dixon. Depois da dobradinha da Chip Ganassi, veio Hélio Castroneves. Pela segunda vez no ano, a exemplo de St. Petersburgo, os dois brasileiros chegaram ao pódio.

Vencedor da Indy 500 e líder do campeonato, Montoya finalizou em um razoável quarto lugar. Tentando apostar em uma estratégia diferente, Marco Andretti e Carlos Muñoz fizeram uma parada a menos, mas com apenas uma bandeira amarela (por detritos), o que os impediu de economizar mais combustível, ambos foram presas fáceis para Dixon, Kanaan, Castroneves e Montoya.

Apesar de pole, Will Power fez uma prova opaca. O australiano tomou uma volta na metade da corrida e não pôde fazer melhor que um 13º. Como se não bastasse, o australiano ainda tomou mais três voltas até o fim do GP.

Quatro pilotos abandonaram a prova: Vautier, Newgarden, Carpenter e Hawksworth.

Na largada, Will Power manteve sua pole position à frente de Pagenaud e Castroneves. Pagenaud assumiu o primeiro lugar na volta 8. O piloto francês liderava à frente de Power, Castroneves, Kanaan e Muñoz.

Com 20 voltas Pagenaud abria de Power, após ambos deixarem a briga brasileira de Tony e Castroneves um pouco para trás. Montoya e Muñoz travavam um briga colombiana pelo quinto e o sexto lugares. Hawksworth foi o primeiro a parar, na volta 22. Na volta 29 o ritmo de Power começou a cair, e ele foi ultrapassado por Kanaan e Castroneves. Antes da primeira série de paradas o Top 5 era: Pagenaud, Kanaan, Castroneves, Power e Montoya.

Power foi o primeiro a entrar, na volta 45. Montoya veio para os boxes na volta seguinte. Em seguida, vieram também os brasileiros. Curiosamente, os ponteiros foram os últimos a parar.

Após os primeiros pits os dez primeiros eram Pagenaud, Kanaan, Montoya, Castroneves, Power, Muñoz, Dixon, Rahal, Jakes e Kimball. Kanaan assumiu a liderança na volta 70, ponteando seus primeiras giros na prova.

A primeira bandeira amarela aconteceu na volta 82, por detritos. Isso abriu a segunda janela de pit stops. Na parada, Montoya levou a melhor e saiu em primeiro. Castroneves ficou em segundo e Kanaan, ex-líder, em terceiro. Pagenaud deixou seu motor morrer e saiu em nono. A Dale Coyne protagonizou um incidente, com Vautier batendo no pneu traseiro direito de Pippa Mann, que estava no chão para ser trocado.

O Top 10 na volta 97 era: Montoya, Castroneves, Kanaan, Dixon, Power, Kimball, Muñoz, Jakes, Pagenaud e Briscoe.

Na relargada, Kanaan esperou cinco voltas para dar seu bote pela liderança em Montoya e Castroneves. Uma bela ultrapassagem. Dixon também assumiu o segundo lugar, fazendo momentaneamente a dobradinha da Ganassi.

Na metade da corrida, Kanaan ainda liderava à frente de Dixon. Castroneves vinha um segundo atrás, com Briscoe e Muñoz completando o Top 5. A nova rodada pits começou na volta 138, com a entrada de Pagenaud e Montoya. Kanaan entrou na volta seguinte. No retorno, Dixon passou Kanaan pelo primeiro lugar. Castroneves era o terceiro, com Montoya em quarto e Briscoe em quinto.

O neozelandês chegou a abrir mais de três segundos para o companheiro de equipe brasileiro. Na volta 184 o líder entrou nos boxes abrindo a quarta janela de pits. Kanaan e Castroneves entraram nas voltas seguintes. Dixon retomou a liderança na volta 195, já com mais de seis segundo para Tony.

Na volta 210 Dixon liderava, com Kanaan em segundo, Castroneves em terceiro, Montoya em quarto e Kimball em quinto. Apenas o Top 4 estava na volta do líder. Com as últimas paradas, Dixon teve de ir para cima de Muñoz e Andretti, em outra estratégia. No entanto, pela falta de bandeiras amarelas, nenhum dos dois conseguiu imprimir bom ritmo neste final de prova. Os dois foram ultrapassados nas últimas voltas pelo Top 4.

A próxima corrida acontece em Toronto, no próximo final de semana. É a única corrida fora dos EUA na temporada.

Confira o resultado após 248 voltas:

Pos Piloto Equipe Diferença
1 Scott Dixon Chip Ganassi-Chevrolet +7.8000s
2 Tony Kanaan Chip Ganassi-Chevrolet +9.9446s
3 Hélio Castroneves Penske-Chevrolet +10.4608s
4 Juan Pablo Montoya Penske-Chevrolet +26.0947s
5 Marco Andretti Andretti-Honda a 1 volta
6 Carlos Muñoz Andretti-Honda a 1 volta
7 Charlie Kimball Chip Ganassi-Chevrolet a 1 volta
8 Ryan Briscoe Schmidt-Honda a 1 volta
9 James Jakes Schmidt-Honda a 1 volta
10 Gabby Chaves BHA-Honda a 2 voltas
11 Simon Pagenaud Penske-Chevrolet a 2 voltas
12 Sage Karam Chip Ganassi-Chevrolet a 3 voltas
13 Will Power Penske-Chevrolet a 4 voltas
14 Sebastien Bourdais KV-Chevrolet a 4 voltas
15 Graham Rahal Rahal-Honda a 5 voltas
16 Takuma Sato AJ Foyt-Honda a 5 voltas
17 Pippa Mann Dale Coyne-Honda a 6 voltas
18 Ryan Hunter-Reay Andretti-Honda a 7 voltas
19 Stefano Coletti KV-Chevrolet a 9 voltas
20 Tristan Vautier Dale Coyne-Honda a 92 voltas
21 Josef Newgarden CFH Racing-Chevrolet a 99 voltas
22 Ed Carpenter CFH Racing-Chevrolet a 101 voltas
23 Jack Hawksworth AJ Foyt-Honda a 186 voltas

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Will Power é pole e Penske quase faz festa completa
Próximo artigo Nelsinho substitui Max Chilton na Indy Lights em Toronto

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil