Em prova monótona, Scott Dixon vence segunda do ano no Texas
Neozelandês triunfa em corrida dominada pela Ganassi, com Kanaan em segundo. Castroneves completou o pódio.
O bicampeão Scott Dixon venceu na noite deste sábado o GP do Texas da Fórmula Indy. O neozelandês surgiu na metade da corrida após um início tímido e começou a pontear a prova, trocando voltas na frente com o companheiro de equipe, o brasileiro Tony Kanaan. No entanto, após este estágio do GP, Dixon passou a abrir na frente.
Foi a 36ª vitória do piloto do carro de número 9. Kanaan acabou ficando com o segundo lugar, após a falta de bandeiras amarelas não ter lhe dado uma nova chance de passar Dixon. Depois da dobradinha da Chip Ganassi, veio Hélio Castroneves. Pela segunda vez no ano, a exemplo de St. Petersburgo, os dois brasileiros chegaram ao pódio.
Vencedor da Indy 500 e líder do campeonato, Montoya finalizou em um razoável quarto lugar. Tentando apostar em uma estratégia diferente, Marco Andretti e Carlos Muñoz fizeram uma parada a menos, mas com apenas uma bandeira amarela (por detritos), o que os impediu de economizar mais combustível, ambos foram presas fáceis para Dixon, Kanaan, Castroneves e Montoya.
Apesar de pole, Will Power fez uma prova opaca. O australiano tomou uma volta na metade da corrida e não pôde fazer melhor que um 13º. Como se não bastasse, o australiano ainda tomou mais três voltas até o fim do GP.
Quatro pilotos abandonaram a prova: Vautier, Newgarden, Carpenter e Hawksworth.
Na largada, Will Power manteve sua pole position à frente de Pagenaud e Castroneves. Pagenaud assumiu o primeiro lugar na volta 8. O piloto francês liderava à frente de Power, Castroneves, Kanaan e Muñoz.
Com 20 voltas Pagenaud abria de Power, após ambos deixarem a briga brasileira de Tony e Castroneves um pouco para trás. Montoya e Muñoz travavam um briga colombiana pelo quinto e o sexto lugares. Hawksworth foi o primeiro a parar, na volta 22. Na volta 29 o ritmo de Power começou a cair, e ele foi ultrapassado por Kanaan e Castroneves. Antes da primeira série de paradas o Top 5 era: Pagenaud, Kanaan, Castroneves, Power e Montoya.
Power foi o primeiro a entrar, na volta 45. Montoya veio para os boxes na volta seguinte. Em seguida, vieram também os brasileiros. Curiosamente, os ponteiros foram os últimos a parar.
Após os primeiros pits os dez primeiros eram Pagenaud, Kanaan, Montoya, Castroneves, Power, Muñoz, Dixon, Rahal, Jakes e Kimball. Kanaan assumiu a liderança na volta 70, ponteando seus primeiras giros na prova.
A primeira bandeira amarela aconteceu na volta 82, por detritos. Isso abriu a segunda janela de pit stops. Na parada, Montoya levou a melhor e saiu em primeiro. Castroneves ficou em segundo e Kanaan, ex-líder, em terceiro. Pagenaud deixou seu motor morrer e saiu em nono. A Dale Coyne protagonizou um incidente, com Vautier batendo no pneu traseiro direito de Pippa Mann, que estava no chão para ser trocado.
O Top 10 na volta 97 era: Montoya, Castroneves, Kanaan, Dixon, Power, Kimball, Muñoz, Jakes, Pagenaud e Briscoe.
Na relargada, Kanaan esperou cinco voltas para dar seu bote pela liderança em Montoya e Castroneves. Uma bela ultrapassagem. Dixon também assumiu o segundo lugar, fazendo momentaneamente a dobradinha da Ganassi.
Na metade da corrida, Kanaan ainda liderava à frente de Dixon. Castroneves vinha um segundo atrás, com Briscoe e Muñoz completando o Top 5. A nova rodada pits começou na volta 138, com a entrada de Pagenaud e Montoya. Kanaan entrou na volta seguinte. No retorno, Dixon passou Kanaan pelo primeiro lugar. Castroneves era o terceiro, com Montoya em quarto e Briscoe em quinto.
O neozelandês chegou a abrir mais de três segundos para o companheiro de equipe brasileiro. Na volta 184 o líder entrou nos boxes abrindo a quarta janela de pits. Kanaan e Castroneves entraram nas voltas seguintes. Dixon retomou a liderança na volta 195, já com mais de seis segundo para Tony.
Na volta 210 Dixon liderava, com Kanaan em segundo, Castroneves em terceiro, Montoya em quarto e Kimball em quinto. Apenas o Top 4 estava na volta do líder. Com as últimas paradas, Dixon teve de ir para cima de Muñoz e Andretti, em outra estratégia. No entanto, pela falta de bandeiras amarelas, nenhum dos dois conseguiu imprimir bom ritmo neste final de prova. Os dois foram ultrapassados nas últimas voltas pelo Top 4.
A próxima corrida acontece em Toronto, no próximo final de semana. É a única corrida fora dos EUA na temporada.
Confira o resultado após 248 voltas:
Pos | Piloto | Equipe | Diferença |
1 | Scott Dixon | Chip Ganassi-Chevrolet | +7.8000s |
2 | Tony Kanaan | Chip Ganassi-Chevrolet | +9.9446s |
3 | Hélio Castroneves | Penske-Chevrolet | +10.4608s |
4 | Juan Pablo Montoya | Penske-Chevrolet | +26.0947s |
5 | Marco Andretti | Andretti-Honda | a 1 volta |
6 | Carlos Muñoz | Andretti-Honda | a 1 volta |
7 | Charlie Kimball | Chip Ganassi-Chevrolet | a 1 volta |
8 | Ryan Briscoe | Schmidt-Honda | a 1 volta |
9 | James Jakes | Schmidt-Honda | a 1 volta |
10 | Gabby Chaves | BHA-Honda | a 2 voltas |
11 | Simon Pagenaud | Penske-Chevrolet | a 2 voltas |
12 | Sage Karam | Chip Ganassi-Chevrolet | a 3 voltas |
13 | Will Power | Penske-Chevrolet | a 4 voltas |
14 | Sebastien Bourdais | KV-Chevrolet | a 4 voltas |
15 | Graham Rahal | Rahal-Honda | a 5 voltas |
16 | Takuma Sato | AJ Foyt-Honda | a 5 voltas |
17 | Pippa Mann | Dale Coyne-Honda | a 6 voltas |
18 | Ryan Hunter-Reay | Andretti-Honda | a 7 voltas |
19 | Stefano Coletti | KV-Chevrolet | a 9 voltas |
20 | Tristan Vautier | Dale Coyne-Honda | a 92 voltas |
21 | Josef Newgarden | CFH Racing-Chevrolet | a 99 voltas |
22 | Ed Carpenter | CFH Racing-Chevrolet | a 101 voltas |
23 | Jack Hawksworth | AJ Foyt-Honda | a 186 voltas |
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