Espargaró: KTM deve se sentir "muito orgulhosa" de estreia
Para Pol Espargaró, time austríaco deve sentir muito orgulho do trabalho feito até o momento em ano de estreia na MotoGP
A KTM estreou nesta temporada de maneira completa como equipe da MotoGP, conquistando os primeiros pontos já na segunda corrida, o GP da Argentina. Desde então, o time austríaco pontouou em mais quatro etapas - com o melhor resultado sendo o 11º de Pol Espargaró no GP da Holanda.
No momento, a KTM é a última posição entre os construtores com 22 pontos, 12 a menos do que a Aprilia, enquanto Espargaró e Bradley Smith ocupam o 20º e 21º lugar no campeonato de pilotos, nesta ordem.
"Certamente tivemos mais momentos ruins do que bons, mas isso é normal em um projeto como este, começando do zero", disse Espargaró.
"Terminamos nesta posição após apenas a metade da temporada. Sabemos como melhorar a moto, apenas começamos. É o início deste projeto e temos de estar realmente orgulhosos do que estamos fazendo. Precisamos seguir trabalhando duro e precisamos melhorar a moto um pouco mais", afirmou.
Questionado sobre o quanto a RC16 mudou desde a primeira vez que ele pilotou a moto - no teste de pós-temporada, em Valência - Espargaró respondeu: "Apenas de olhar e trabalhar, a moto está muito diferente."
"É uma moto muito diferente de se pilotar do que em Valência. Para os mecânicos também - para fazer reparos, para ajustar a eletrônica e para fazer o acerto da moto. Se mantivermos o ritmo de progresso, no GP de Valência a moto estará ainda mais diferente. Espero que se o progresso seguir assim, possamos aparecer na luta pelo top-10 em algumas corridas."
Teste em Aragon
A KTM tem dois dias de teste agendados para o circuito de Aragon a partir da próxima quinta-feira, com Espargaró e Smith participando, além de Mika Kallio, piloto de testes do time.
O britânico ressaltou que melhorar a capacidade da RC16 no contorno de curvas é prioridade nos testes no circuito espanhol. "Creio que os três pilotos estão trabalhando nisso e seguiremos tentando entender o que precisamos da moto para sermos capazes de melhorar", disse.
"Para os três pilotos, a prioridade é ter mais aderência e esse será nosso principal objetivo no teste em Aragon, para conseguirmos algo mais forte para a segunda metade da temporada."
Smith, que terminou o GP da Alemanha em 14º, logo atrás de Espargaró, espera poder lutar por pontos com mais regularidade após as férias da categoria.
"Em linhas gerais, estou muito feliz (com a temporada até agora), se começarmos a lutar por esse tipo de resultado semana a semana na segunda metade será fantástico", completou.
Reportagem adicional de Toni Boerner
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.