Recomendado para você

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen

F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen
F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen

F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen
ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari
F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP: Honda precisa melhorar pelo menos meio segundo para 2025, diz Marini

Piloto italiano fez balanço de seu ano de estreia com a marca japonesa e traçou perspectivas para o próximo campeonato

Luca Marini, Honda Racing

A Honda segue em busca de uma forma de sair da crise que vive atualmente na MotoGP e, apesar de ter mostrado ganhos concretos de performance na reta final da temporada, o piloto Luca Marini afirma que a marca japonesa precisa evoluir pelo menos meio segundo com a moto para 2025 para ser competitiva no próximo campeonato.

A fabricante japonesa teve outra campanha complicada na MotoGP em 2024 com a problemática RC213V, terminando na última posição do Mundial de Construtores, atrás da Yamaha.

Leia também:

Uma clara tendência de alta no desempenho foi visível a partir do teste de Misano em setembro, permitindo que o piloto da LCR, Johann Zarco, conseguisse seus primeiros top 10 do ano na Indonésia e na Tailândia. No entanto, Marini está ciente de que a Honda ainda tem um longo caminho a percorrer para se recuperar, e deve continuar trabalhando duro na pausa para diminuir a diferença em relação às rivais em 2025.

"Se tivermos que verificar o desempenho, o desenvolvimento da moto em comparação com [o GP da Catalunha em] maio e aqui [no GP de Barcelona], acho que demos um bom passo à frente", disse ele. Com certeza ainda não é o suficiente. Mas a moto está funcionando bem, os pilotos melhoraram e estamos em uma tendência muito boa. Temos que continuar trabalhando e ganhar mais meio segundo daqui até Sepang".

O italiano, que se juntou à HRC no início de 2024 em um contrato de dois anos, reiterou que a Honda tem o potencial de ser o segundo melhor fabricante da MotoGP, atrás da dominante Ducati.

Luca Marini, Honda Racing

Luca Marini, Honda Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Estou satisfeito [com o progresso]", refletiu ele. "Começamos com [um déficit de] 1s8 por volta em algumas corridas. Agora estamos em um segundo por volta. Ainda assim, é um longo caminho. Chegar ao nível da Ducati talvez não seja possível, mas a meta é vencer todos os fabricantes no momento e depois tentaremos pensar também em vencer a Ducati".

Tanto a Honda quanto a Yamaha puderam desfrutar de maior liberdade com relação aos testes e ao desenvolvimento da motocicleta graças a um sistema de concessão renovado introduzido pela MotoGP. O companheiro de Marini, Joan Mir, no entanto, declarou anteriormente que a Honda não ganhou nada a curto prazo com essas concessões - e qualquer impacto não seria visível até 2025.

Fabio Quartararo, da Yamaha, por sua vez, sentiu que a marca de Iwata conseguiu fazer bom uso do sistema, pois frequentemente trazia novas peças para a M1. Questionado a comparar as campanhas de 2024 da Honda e da Yamaha, Marini disse que sua equipe conseguiu obter ganhos maiores ao longo da temporada, mas isso não foi suficiente para diminuir a diferença em relação à sua rival local.

"Sempre estivemos um passo atrás [da Yamaha] porque eles começaram de um ponto muito mais alto do que nós", explicou o piloto de 27 anos. Ganhamos muito, reduzimos a diferença, mas [ainda] não estávamos no mesmo nível deles".

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Eles também desenvolveram a moto durante a temporada. Eles não ficaram parados e continuaram trabalhando muito durante a temporada, a moto deles melhorou como a nossa".

"Fizemos mais melhorias do que a Yamaha, mas eles começaram de um ponto melhor do que o nosso, especialmente com Quartararo, que conhece a Yamaha muito bem e é capaz de levar a moto ao limite. Ele é perfeito em seu estilo de pilotagem e tem muito mais conhecimento da moto e, por essa razão, seu desempenho é melhor do que o nosso na maioria das vezes".

Os VACILÕES da MotoGP 2024! Pódio Cast FRITA os PIORES DO ANO, com comentários de HAMILTON RODRIGUES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Confira o PÓDIO CAST sobre PIORES DO ANO na versão em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Yamaha ou Honda? Quem progrediu mais ao longo da temporada 2024 da MotoGP?
Próximo artigo O grade desafio de Martín na MotoGP 2025: emular Rossi na Aprilia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros