Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

MotoGP: Honda precisa melhorar pelo menos meio segundo para 2025, diz Marini

Piloto italiano fez balanço de seu ano de estreia com a marca japonesa e traçou perspectivas para o próximo campeonato

Luca Marini, Honda Racing

A Honda segue em busca de uma forma de sair da crise que vive atualmente na MotoGP e, apesar de ter mostrado ganhos concretos de performance na reta final da temporada, o piloto Luca Marini afirma que a marca japonesa precisa evoluir pelo menos meio segundo com a moto para 2025 para ser competitiva no próximo campeonato.

A fabricante japonesa teve outra campanha complicada na MotoGP em 2024 com a problemática RC213V, terminando na última posição do Mundial de Construtores, atrás da Yamaha.

Leia também:

Uma clara tendência de alta no desempenho foi visível a partir do teste de Misano em setembro, permitindo que o piloto da LCR, Johann Zarco, conseguisse seus primeiros top 10 do ano na Indonésia e na Tailândia. No entanto, Marini está ciente de que a Honda ainda tem um longo caminho a percorrer para se recuperar, e deve continuar trabalhando duro na pausa para diminuir a diferença em relação às rivais em 2025.

"Se tivermos que verificar o desempenho, o desenvolvimento da moto em comparação com [o GP da Catalunha em] maio e aqui [no GP de Barcelona], acho que demos um bom passo à frente", disse ele. Com certeza ainda não é o suficiente. Mas a moto está funcionando bem, os pilotos melhoraram e estamos em uma tendência muito boa. Temos que continuar trabalhando e ganhar mais meio segundo daqui até Sepang".

O italiano, que se juntou à HRC no início de 2024 em um contrato de dois anos, reiterou que a Honda tem o potencial de ser o segundo melhor fabricante da MotoGP, atrás da dominante Ducati.

Luca Marini, Honda Racing

Luca Marini, Honda Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Estou satisfeito [com o progresso]", refletiu ele. "Começamos com [um déficit de] 1s8 por volta em algumas corridas. Agora estamos em um segundo por volta. Ainda assim, é um longo caminho. Chegar ao nível da Ducati talvez não seja possível, mas a meta é vencer todos os fabricantes no momento e depois tentaremos pensar também em vencer a Ducati".

Tanto a Honda quanto a Yamaha puderam desfrutar de maior liberdade com relação aos testes e ao desenvolvimento da motocicleta graças a um sistema de concessão renovado introduzido pela MotoGP. O companheiro de Marini, Joan Mir, no entanto, declarou anteriormente que a Honda não ganhou nada a curto prazo com essas concessões - e qualquer impacto não seria visível até 2025.

Fabio Quartararo, da Yamaha, por sua vez, sentiu que a marca de Iwata conseguiu fazer bom uso do sistema, pois frequentemente trazia novas peças para a M1. Questionado a comparar as campanhas de 2024 da Honda e da Yamaha, Marini disse que sua equipe conseguiu obter ganhos maiores ao longo da temporada, mas isso não foi suficiente para diminuir a diferença em relação à sua rival local.

"Sempre estivemos um passo atrás [da Yamaha] porque eles começaram de um ponto muito mais alto do que nós", explicou o piloto de 27 anos. Ganhamos muito, reduzimos a diferença, mas [ainda] não estávamos no mesmo nível deles".

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Eles também desenvolveram a moto durante a temporada. Eles não ficaram parados e continuaram trabalhando muito durante a temporada, a moto deles melhorou como a nossa".

"Fizemos mais melhorias do que a Yamaha, mas eles começaram de um ponto melhor do que o nosso, especialmente com Quartararo, que conhece a Yamaha muito bem e é capaz de levar a moto ao limite. Ele é perfeito em seu estilo de pilotagem e tem muito mais conhecimento da moto e, por essa razão, seu desempenho é melhor do que o nosso na maioria das vezes".

Os VACILÕES da MotoGP 2024! Pódio Cast FRITA os PIORES DO ANO, com comentários de HAMILTON RODRIGUES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Confira o PÓDIO CAST sobre PIORES DO ANO na versão em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Yamaha ou Honda? Quem progrediu mais ao longo da temporada 2024 da MotoGP?
Próximo artigo O grade desafio de Martín na MotoGP 2025: emular Rossi na Aprilia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros