Recomendado para você

F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"

F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"
F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália

F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália
F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"

F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"
F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"

F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"
'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

MotoGP: Honda precisa melhorar pelo menos meio segundo para 2025, diz Marini

Piloto italiano fez balanço de seu ano de estreia com a marca japonesa e traçou perspectivas para o próximo campeonato

Luca Marini, Honda Racing

A Honda segue em busca de uma forma de sair da crise que vive atualmente na MotoGP e, apesar de ter mostrado ganhos concretos de performance na reta final da temporada, o piloto Luca Marini afirma que a marca japonesa precisa evoluir pelo menos meio segundo com a moto para 2025 para ser competitiva no próximo campeonato.

A fabricante japonesa teve outra campanha complicada na MotoGP em 2024 com a problemática RC213V, terminando na última posição do Mundial de Construtores, atrás da Yamaha.

Leia também:

Uma clara tendência de alta no desempenho foi visível a partir do teste de Misano em setembro, permitindo que o piloto da LCR, Johann Zarco, conseguisse seus primeiros top 10 do ano na Indonésia e na Tailândia. No entanto, Marini está ciente de que a Honda ainda tem um longo caminho a percorrer para se recuperar, e deve continuar trabalhando duro na pausa para diminuir a diferença em relação às rivais em 2025.

"Se tivermos que verificar o desempenho, o desenvolvimento da moto em comparação com [o GP da Catalunha em] maio e aqui [no GP de Barcelona], acho que demos um bom passo à frente", disse ele. Com certeza ainda não é o suficiente. Mas a moto está funcionando bem, os pilotos melhoraram e estamos em uma tendência muito boa. Temos que continuar trabalhando e ganhar mais meio segundo daqui até Sepang".

O italiano, que se juntou à HRC no início de 2024 em um contrato de dois anos, reiterou que a Honda tem o potencial de ser o segundo melhor fabricante da MotoGP, atrás da dominante Ducati.

Luca Marini, Honda Racing

Luca Marini, Honda Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Estou satisfeito [com o progresso]", refletiu ele. "Começamos com [um déficit de] 1s8 por volta em algumas corridas. Agora estamos em um segundo por volta. Ainda assim, é um longo caminho. Chegar ao nível da Ducati talvez não seja possível, mas a meta é vencer todos os fabricantes no momento e depois tentaremos pensar também em vencer a Ducati".

Tanto a Honda quanto a Yamaha puderam desfrutar de maior liberdade com relação aos testes e ao desenvolvimento da motocicleta graças a um sistema de concessão renovado introduzido pela MotoGP. O companheiro de Marini, Joan Mir, no entanto, declarou anteriormente que a Honda não ganhou nada a curto prazo com essas concessões - e qualquer impacto não seria visível até 2025.

Fabio Quartararo, da Yamaha, por sua vez, sentiu que a marca de Iwata conseguiu fazer bom uso do sistema, pois frequentemente trazia novas peças para a M1. Questionado a comparar as campanhas de 2024 da Honda e da Yamaha, Marini disse que sua equipe conseguiu obter ganhos maiores ao longo da temporada, mas isso não foi suficiente para diminuir a diferença em relação à sua rival local.

"Sempre estivemos um passo atrás [da Yamaha] porque eles começaram de um ponto muito mais alto do que nós", explicou o piloto de 27 anos. Ganhamos muito, reduzimos a diferença, mas [ainda] não estávamos no mesmo nível deles".

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Eles também desenvolveram a moto durante a temporada. Eles não ficaram parados e continuaram trabalhando muito durante a temporada, a moto deles melhorou como a nossa".

"Fizemos mais melhorias do que a Yamaha, mas eles começaram de um ponto melhor do que o nosso, especialmente com Quartararo, que conhece a Yamaha muito bem e é capaz de levar a moto ao limite. Ele é perfeito em seu estilo de pilotagem e tem muito mais conhecimento da moto e, por essa razão, seu desempenho é melhor do que o nosso na maioria das vezes".

Os VACILÕES da MotoGP 2024! Pódio Cast FRITA os PIORES DO ANO, com comentários de HAMILTON RODRIGUES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Confira o PÓDIO CAST sobre PIORES DO ANO na versão em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Yamaha ou Honda? Quem progrediu mais ao longo da temporada 2024 da MotoGP?
Próximo artigo O grade desafio de Martín na MotoGP 2025: emular Rossi na Aprilia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros