MotoGP GP da Tailândia

MotoGP: Martín "definitivamente" correrá no GP da Tailândia

Campeão de 2024 se machucou no primeiro dia de testes da pré-temporada em Sepang e teve de se submeter a uma operação na mão direita

Jorge Martin, Aprilia Racing

O atual campeão da MotoGP, Jorge Martín, está pronto para voltar à pista no GP da Tailândia depois de perder quase todos os testes de pré-temporada por uma queda grave, segundo apuração do Motorsport.com.

Este sábado (15) marca uma semana desde que o novo piloto estrela da Aprilia foi liberado pelos médicos após a cirurgia na mão direita que ele quebrou no início do teste de Sepang, na Malásia. 

Na semana passada, o espanhol ficou em casa descansando, esperando que as fraturas na mão direita e no pé esquerdo (que não precisaram de cirurgia) se recuperassem.

Leia também:

Martín deve viajar para Buriram no final deste mês para disputar a rodada de abertura da temporada, marcada para 28 de fevereiro e 2 de março.

"Jorge está indo bem, progredindo, e está planejando começar a treinar na próxima semana para estar em melhor forma física para a Tailândia", disse uma pessoa próxima ao piloto.

"Ele com certeza estará na primeira corrida, confirmado. Vamos ver se ele consegue se preparar um pouco melhor fisicamente antes de viajar. Ele tem uma consulta médica nesta [próxima] semana para verificar o progresso das fraturas e determinar se ele pode começar a treinar".

Jorge Martin, Aprilia Racing

Jorge Martin, Aprilia Racing

Foto de: Aprilia Racing

Faltando menos de duas semanas para a corrida tailandesa e com o exame médico previsto para segunda ou terça-feira, Martín terá apenas seis a sete dias para se preparar fisicamente para a nova temporada.

Além de seu próprio progresso, acredita-se que Martín esteja animado com os resultados da Aprilia no teste de Buriram, onde seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi, fez o terceiro melhor tempo e também mostrou um ritmo forte em corridas longas.

"A melhor coisa sobre Jorge é que ele quer saber tudo. Obviamente, ele lamenta não poder participar dos testes, mas temos estado em contato constante minuto a minuto", disse Pablo Bonora, diretor técnico da Aprilia.

"Acima de tudo, ele quer saber nosso feedback sobre as peças que testamos, e é muito interessante ouvi-lo porque ele tem uma energia incrível". 

"O que mais nos concentramos foi em fazer uma moto mais manejável, e grande parte da melhoria vem do novo motor 2025, que nos deu um ótimo feedback".

Quando perguntado se a Aprilia estava se aproximando da Ducati, Bonora disse: "Não, não, eu não falo sobre os outros. Vamos pular essa pergunta [risos]".

Na ausência de Martín, a Aprilia recorreu ao seu piloto de testes Lorenzo Savadori para ganhar quilometragem valiosa que, de outra forma, teria perdido.

"Estamos felizes com o teste; estávamos claramente trabalhando para Jorge, com quem temos estado em contato constante", explicou Savadori. "Ele quer saber tudo, pergunta sobre tudo, tudo".

"Temos trabalhado em uma configuração que permitirá que Jorge suba rapidamente na moto quando voltar aqui, nesta mesma pista tailandesa".

Embora a Aprilia esteja satisfeita com o trabalho de Bezzecchi nos testes de pré-temporada, ela está ansiosa para que Martín volte ao trabalho.

"Estamos esperando por Jorge porque precisamos de sua confirmação, isso é certo. Para as primeiras corridas, daremos a ele a configuração básica que encontramos durante o inverno [pausa intertemporadas]", disse Bonora.

"No momento, seu plano de recuperação médica está totalmente sob controle e suas sensações estão melhorando a cada dia, então mal podemos esperar para tê-lo conosco o mais rápido possível". 

"Esperamos que, nessas primeiras corridas, ele encontre rapidamente confiança com a motocicleta".

"Para ser honesto, consideraremos as quatro primeiras corridas (Tailândia, Argentina, Austin e Qatar) como um teste para Jorge. Ele perdeu a oportunidade de testar em Sepang e Buriram, e na MotoGP, quando você muda de uma moto [Ducati] para outra [Aprilia], você precisa encontrar confiança". 

"Não será fácil, mas faremos tudo o que pudermos para ajudá-lo. Vimos que Marco rapidamente encontrou confiança em Buriram, e isso nos dá confiança de que podemos dar a Jorge uma boa motocicleta".

ERIC GRANADO EXCLUSIVO: MOTO2 em 2026? Histórias com ROSSI, MÁRQUEZ x BAGNAIA e MOTOGP no BRASIL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ERIC GRANADO EXCLUSIVO: MOTO2 em 2026? Histórias com ROSSI, MÁRQUEZ x BAGNAIA e MOTOGP no BRASIL

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Jorge Martin
Aprilia Racing Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez de volta e Honda otimista: Confira as principais conclusões dos testes de pré-temporada da MotoGP de 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros