Suspenso, Iannone deve perder etapa inaugural da MotoGP no Catar
Nas condições atuais, Andrea Iannone não deve participar da primeira corrida da temporada da MotoGP no Catar, já que a decisão sobre seu caso de doping ainda não foi julgada
O piloto Andrea Iannone continua suspenso pelo órgão regulador da MotoGP, a Federação Internacional de Motociclismo, após ser pego em um exame pela WADA, a Agência Mundial Anti-Doping, em novembro do ano passado, no GP da Malásia. Após um teste da segunda amostra de urina fornecida pelo piloto, o resultado deu novamente positivo para o uso de um esteroide anabolizante.
Um julgamento da FIM foi realizada mais cedo nesse mês na Suíça, onde Iannone apresentou seu caso, com o piloto da Aprilia certo de sua inocência. Mas até o momento, nenhum veredito foi divulgado.
Na ocasião, ele submeteu amostras de seu cabelo como provas devido à eficácia das análises. Um veredito era esperado para a semana passada, mas o caso vem se arrastando devido à discordância das partes envolvidas sobre a evidência.
Iannone perderá a sessão final de testes da pré-temporada da MotoGP no Catar - apesar do piloto estar presente no lançamento da Aprilia nesta sexta em Losail - e, cada vez mais, parece distante de integrar o grid da MotoGP na etapa inaugural da temporada no mesmo circuito em duas semanas.
Comentando sobre o caso, o CEO da Aprilia, Massimo Rivola, disse ao Motorsport.com: "O que posso dizer é que há o precedente de atletas que apresentaram a análise capilar como evidência e ganharam o recurso na Corte de Arbitragem Esportiva".
"O que acontece é que é necessário mais tempo, exatamente o que não temos. Com a evidência científica apresentada pela defesa de Andrea, as coisas não podem dar errado porque esses testes são infalíveis".
Caso Iannone não possa participar da corrida, Rivola confirmou que o piloto de testes, Bradley Smith, correrá o GP do Catar.
"No caso de Andrea não puder participar, Bradley merece ocupar seu lugar por todo o trabalho que ele tem feito".
Rivola havia falado anteriormente que, caso Iannone receba uma punição de longa duração pela FIM, a equipe acabaria encerrando o contrato com o piloto. Mas, durante os testes de Sepang, ele insistiu diversas vezes ao Motorsport.com que o objetivo para 2021 é manter Iannone e Aleix Espargaró como pilotos da equipe.
"Obviamente nosso objetivo é manter Aleix. Diria que Andrea é também, se pudermos", disse.
Veja imagens da RS-GP, moto da Aprilia para a temporada 2020
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.