No Dia Internacional das Mulheres, conheça as pilotos brasileiras em ação
Temos jovens promessas na F1 Academy, categoria exclusivamente feminina que dá acesso à F2 e F3

Rafaela Ferreira na Academia da RB
Foto de: Red Bull Racing
Neste sábado (8), celebramos do Dia Internacional das Mulheres e celebramos as pilotos que estão ganhando espaço em suas respectivas categorias.
A catarinense Maria Nienkötter, de 18 anos, está em contagem regressiva. Praticamente três semanas depois, no dia 28, em Rosário (Argentina), a jovem de Florianópolis fará seu primeiro treino oficial para estrear no TCR South America Banco BRB, campeonato continental no qual Maria será representante do Brasil.
A piloto será a terceira competidora brasileira confirmada no automobilismo internacional durante a temporada 2025, um recorde para o país. As demais são Aurélia Nobels e Rafaela Ferreira. Ambas estão escaladas para disputar a Fórmula 1 Academy, categoria organizada pela FIA com o propósito de revelar talentos femininos.
Entre as que estiveram ativas em 2024 e as que já anunciaram seus planos para a atual temporada, há pelo menos 16 pilotas e quatro navegadoras (que disputam campeonatos de rali) que devem competir no país em 2025. Somando com as três pilotos que irão disputar campeonatos internacionais, a atual temporada contará pelo menos 23 brasileiras em categorias de ciclos profissionais do automobilismo.
Vinda de família tradicional nas pistas, Nienkötter chega à competição após ter participado de um processo seletivo inédito promovido pelo próprio TCR South America Banco BRB em conjunto com a equipe Cobra Racing Team e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Maria foi a vencedora do pleito e teve como concorrentes Kaká Magno e Renata Camargo – as duas também estarão nas principais pistas do Brasil ao longo do ano, mas em outras categorias.
Um dos principais nomes revelados pelo BRB Fórmula 4 Brasil, em 2022, Aurélia Nobels fez história ao vencer a seletiva FIA Girls on Track – Rising Stars, e como prêmio passou a fazer parte do Ferrari Driver Academy, um dos programas de desenvolvimento mais prestigiados do esporte a motor. Desde o ano passado, a piloto passou a competir na Fórmula 1 Academy, categoria de base exclusiva para mulheres fundada e apoiada pelo Liberty Media, proprietária do Mundial de Fórmula 1.
Em 2025, Rafaela Ferreira chega à Fórmula 1 Academy como integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull Racing. A catarinense dá sequência à sua trajetória agora no exterior depois de construir um cartel de respeito na categoria brasileira: três vitórias, 11 pódios, uma pole position e duas voltas mais rápidas, sempre representando a equipe TMG Racing.
Outra pilota revelada pelo BRB Fórmula 4 Brasil foi Cecília Rabelo. Em 2023, a mineira de Varginha escreveu seu nome na história da categoria-escola ao conquistar, justamente na etapa de evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1, a pole-position, em condições desafiadoras diante do traçado molhado em Interlagos.
Regina Calderoni foi a primeira mulher a correr na Stock Car, na geração dos Opalas, em 1984. Suzane Carvalho foi campeã brasileira e sul-americana de Fórmula 3, na categoria B, em 1992, sendo a primeira mulher a faturar um título na categoria em todo o mundo, fato que foi registrado pelo Guinness Book. Suzane também coleciona conquistas em duas rodas, como o título da Copa Honda CBR 500R, além de dar sequência à sua carreira nas pistas como instrutora de pilotagem.
Cristina Rosito também tem na sua galeria diversas conquistas e já correu com carros, caminhões e motocicletas. Outro nome bem conhecido dos fãs é Débora Rodrigues, que começou a correr de caminhões há quase 30 anos, em 1998, sendo até hoje uma das estrelas da Copa Truck.
Mas a brasileira de maior êxito no automobilismo até o momento é Bia Figueiredo. Inspiração para as gerações mais jovens, a paulista alcançou grandes façanhas, como a vitória no oval de Nashville na Indy Lights. Foi também a primeira representante feminina do país a disputar uma das provas mais desafiadoras do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis.
Bia correu na Fórmula Indy entre 2010 e 2013, competiu nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring, acelerou no TCR South America Banco BRB em 2022 e tem um cartel de 126 largadas na Stock Car. Em 2024, tornou-se campeã da Copa Truck na classe Elite.
Conheça as pilotos brasileiras
Aurélia Nobels – Fórmula 1 Academy, equipe Puma
Rafaela Ferreira – Fórmula 1 Academy, equipe Racing Bulls
Maria Nienkötter – TCR South America Banco BRB, equipe Cobra Racing Team
BRASILEIRAS EM AÇÃO NO PAÍS
Em ordem alfabética, com indicação da categoria disputada
Antonella Bassani – Porsche Cup Brasil
Bia Figueiredo – Copa Truck, equipe ASG Motorsport
Bia Martins – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Bruna Dias – Turismo Nacional, equipe Porthack
Bruna Tomaselli – Stock Light, equipe SG28 Racing
Cecília Rabelo - Porsche Cup Brasil
Cristina Starling (navegadora) – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Débora Rodrigues – Copa Truck, R9 Competições
Elisa Lacerda (navegadora) – Mitsubishi Cup, Spinelli Racing
Helena Deyama – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Joseane Koerich (navegadora) – Rally dos Sertões, X-Rally Team
Kaká Magno – Stock Light, equipe Infinity Competições
Letícia Bufoni – Porsche Cup Brasil
Lu Klai - NASCAR Brasil
Manu Clauset – Fórmula Delta
Maria Luiza Bedin – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Minae Miyauti (navegadora) – Mitsubishi Cup, equipe Accert Competições
Moara Sacilotti – Rally dos Sertões, Kawasaki Racing; South American Rally Race, equipe MSI Motorsport; Mitsubishi Cup, equipe Spinelli Racing
Pâmela Bozanno – Rally dos Sertões, equipe EMS Rally Team
Renata Camargo – Turismo Nacional, equipe Brandão Motorsport
Thaline Chicoski – Copa Hyundai HB20 e AMG Cup Brasil
OFICIAL: CADILLAC ENTRA NA F1 EM 2026! Quem pilota? DRUGO TEM CHANCE?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1 2025: Teve blefe? Alguém surpreenderá? RICO PENTEADO disseca pré-temporada e faz RANKING do grid
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.