Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Alonso acredita que F1 já deveria ter pensado em curvas inclinadas antes de Zandvoort

Espanhol elogiou novidade que estreou no GP da Holanda e acredita que ideia funciona melhor do que outras modificações adotadas ao longo dos anos

Fernando Alonso, Alpine A521, Esteban Ocon, Alpine A521, and Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M

Fernando Alonso diz que o sucesso das curvas diferentes de Zandvoort o deixa "triste" pelo fato da Fórmula 1 ter passado os últimos anos se concentrando em viradas menos inclinadas. Um dos principais pontos de discussão sobre o retorno da categoria ao GP da Holanda no último fim de semana foi como as novas características do traçado transformaram a natureza da pista.

Além das mudanças na Arie Luyendyk, que ajudaram um pouco a aumentar as chances de ultrapassagem, foi a inclinação mais ambiciosa da curva 3 que provou ser um ponto de discussão maior. Os pilotos puderam experimentar diferentes linhas na denominada Hugenholtz e isso até ofereceu a chance de algumas oportunidades de ultrapassagem ousadas pelo lado de fora.

Leia também:

Alonso, que foi um dos mais rápidos no local durante todo o fim de semana, ficou entusiasmado com o que experimentou em Zandvoort. Segundo o espanhol, futuros circuitos deveriam seguir o modelo e abandonar o conceito onde se acreditava que um desafio maior seria entregue nas curvas menos inclinadas.

"Ajuda a natureza da corrida", disse ele. "Permite acelerar nas curvas, uma melhor gestão de pneus, aerodinâmica e tudo mais. Algo que não estamos habituados."

"Nos últimos anos, construímos pistas com curvas irregulares, que dava o efeito contrário, e agora estamos todos felizmente surpresos com as inclinadas. Então sim, me deixa ainda mais triste porque insistimos na ideia antiga."

Enquanto alguns sugeriram que a velocidade de Alonso na curva 3 foi auxiliada por sua experiência em corridas em Indianápolis, o piloto da Alpine disse que o maior benefício veio de assistir a algumas imagens de vídeo das categorias juniores.

Questionado sobre o conhecimento de ovais que poderia trazer da IndyCar, ele disse: "Não há nada realmente comparável entre as duas categorias. A velocidade na outra é muito maior e o nível de downforce é muito diferente."

“Na Indy, não adianta fazer muito por fora, enquanto em Zandvoort era possível fazer mais aberto, porque havia degraus diferentes na inclinação."

“Assisti um pouco da Fórmula Renault lá e no TL1 tentei linhas diferentes, que pareciam funcionar bem. Foi divertido porque você sente a compressão ali e há um sentimento diferente", concluiu.

A categoria de base a que Fernando se refere correu no autódromo em 2020, em um fim de semana que teve vitória do brasileiro Caio Collet, hoje na Fórmula 3.

F1 2021: A POLÊMICA em torno do motor Mercedes, Red Bull PREOCUPADA e porta fechada para de Vries | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Hamilton mostra força e abre fim de semana na frente na Itália
Próximo artigo F1: Mercedes considera trocar motores e tomar punição na Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros