Recomendado para você

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

Indy
Indy
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Patrocinado
Patrocinado
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Análise: Como as equipes buscaram ganhos de downforce na Hungria

Equipes estavam dispostas a pagar o preço por ter carros utilizando "downforce sujo" no fim de semana em Budapeste

Red Bull RB14 rear wing monkey seat

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Hungaroring é um lugar desafiador para pilotos e engenheiros, e é frequentemente descrito como "Mônaco sem paredes."

Na verdade, é um circuito de alto downforce, muito parecido com outros circuitos de rua, mas é muito mais como uma pista tradicional.

Para aumentar ainda mais as complicações, as temperaturas são geralmente altas e isso significa que os freios e a unidade de potência se tornam um fator crítico, resultando em eficiência aerodinâmica sendo sacrificada.

É uma pista em que a aderência extra compensa mais do que a eficiência linear - e é por isso que as equipes se concentram mais em encontrar o que é conhecido como "downforce sujo".

Aqui vemos como algumas equipes abordaram o desafio.

Atualizações da Williams

Williams FW41 Rear Wing, T-Wing and Cooling, Hungarian GP
By: Giorgio Piola

O FW41 da Williams ainda pode estar sem desempenho, mas a asa introduzida na última etapa, na Alemanha, pelo menos tornou o carro mais previsível para seus pilotos.

Ansiosos para avançar e adicionar um pouco mais de desempenho, a equipe chegou à Hungria com uma nova e grande asa em T (seta azul).

A asa apresentava duas superfícies horizontais principais em ambos os lados da cobertura do motor.

A parte inferior dessas duas superfícies ajuda a impulsionar o fluxo de ar que percorre na parte superior do sidepod e o ar quente saindo da saída de resfriamento ampliada que foi usada pela última vez no Bahrein (seta vermelha).

A superfície superior trabalha o fluxo de ar um pouco mais, ficando relativamente na mesma posição que a asa T normal, e possui uma fenda ao longo de seu comprimento.

A asa traseira também teve mudanças. O plano principal foi trocado por uma modelagem convencional, em vez da asa em forma de colher vista em outro lugar (seta verde).

Ganhos da Renault

Red Bull RB14 rear wing monkey seat
Photo by: Giorgio Piola

A Red Bull normalmente tem que pensar sobre sua taxa de eficiência aerodinâmica mais do que as outras, dado seu déficit de potência para as equipes rivais.

Assim como em Mônaco, o RB14 foi equipado com uma asa traseira de alto downforce e complementado por uma asa em T (seta vermelha) e uma pequena (seta azul).

O papel que a pequena asa (monkey seat) pode desempenhar foi drasticamente reduzido pela FIA para 2018, reduzindo o impacto que dispositivos aerodinâmicos podem ter.

No entanto, a Red Bull, quando necessário, utiliza o apêndice aerodinâmico para superar quaisquer instabilidades que possam ocorrer ao operar uma asa traseira tão agressiva.

De olho em qualquer impulso direto em sua busca para vencer a Mercedes e a Ferrari, a Red Bull só opta por utilizar uma quando for absolutamente necessário.

Force India se mantém na luta

Force India VJM11 high downforce rear wing comparison
Photo by: Giorgio Piola

Com orçamento comprometido, a Force India recuou um pouco, especialmente quando comparado ao sucesso obtido nas duas últimas temporadas.

A falta de orçamento pode ter um impacto significativo na entrega de atualizações em pontos-chave da temporada e, portanto, ela teve que ser mais cautelosa em relação ao momento de trazer novas peças que ajudem no desempenho.

Com a eficiência aerodinâmica menos preocupante nos circuitos de alto-downforce, a equipe utilizou um par de asas T em Mônaco e na Hungria, enquanto que em outros lugares optou por usar apenas um único elemento (seta vermelha).

Ela também brincou com, mas nunca correu, uma pequena asa pendurado no pilar central da asa traseira sobre o escapamento (seta azul).

Artigo anterior Haas revela contato de pilotos para lugar em 2019
Próximo artigo Vandoorne: Hungria mostrou que as coisas "voltaram ao normal"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros