Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

ANÁLISE F1: Como McLaren oferece visão de futuro com nova asa traseira

Uma nova asa traseira de baixo downforce, estreada no GP da Bélgica, mostra a direção que a McLaren está tomando agora com seu carro de F1 em 2024

McLaren MCL38 rear wing

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A McLaren apresentou uma nova asa traseira no GP da Bélgica da Fórmula 1 que sinaliza uma mudança na direção do conceito e a aproxima do que a Red Bull está fazendo.

A asa não é apenas a variante de menor downforce que a equipe de Woking, na Inglaterra, usou em seu MCL38 até agora neste ano, mas acredita-se que seja a primeira de um novo conjunto de opções com essa ideia, que será implementada para diferentes tipos de pista à medida que aparecerem no calendário.

Leia também:

Normalmente, classificamos as asas traseiras apresentadas pelas equipes em três categorias simples: variantes de baixo, médio e alto downforce. Mas, inevitavelmente, dada a variedade de circuitos no calendário, há um pouco mais do que isso, com alguma adaptabilidade na forma como cada um desses arranjos pode ser configurado.

Atualmente, as equipes estão equilibrando cada vez mais o downforce/arrasto das asas traseiras com a solução de asa de viga, pois elas podem ajudar a ajustar o equilíbrio do carro para atingir o ponto ideal.

Além disso, o comprimento da corda da aba superior, a existência ou não de um flap Gurney aplicada ao bordo de fuga da aba, além do formato da seção da ponta e do recorte da placa final, são todos meios de modificar uma determinada asa para atender a demandas específicas.

Um exame minucioso da asa traseira da McLaren apresentada na Bélgica mostra que ela tem um DNA novo em comparação com a família de soluções utilizadas anteriormente nesta temporada.

A mais óbvia delas é a zona de transição entre o plano principal e a placa final, já que se buscou um raio muito mais quadrado. Há várias ramificações para isso, já que várias estruturas de fluxo convergem na junção. Como consequência, o formato do recorte e a seção da ponta semi-destacada também foram modificados.

Essa variante de menor downforce dessa nova linha de projeto obviamente ocupa muito menos espaço na região da caixa permitida, mas o faz em toda a extensão da asa. Isso resulta em um formato mais uniforme em toda a largura da asa, em vez de exibir o perfil mais profundo em forma de colher que normalmente é associado a atual era regulatória.

O flap superior também foi redesenhado em conjunto com essas mudanças, não apenas para que funcione adequadamente em um estado fechado, mas também em um esforço para melhorar o desempenho quando o DRS estiver em operação.

Essa é uma clara mudança de filosofia em relação ao passado e parece levar a McLaren muito mais perto da abordagem da Red Bull de buscar um DRS maior, algo que a equipe baseada em Milton Keynes desfrutou durante toda a atual era do efeito-solo.

A McLaren também remodelou o entalhe em forma de V ao redor da linha central da aba superior, que já havia sido ajustado nesta temporada. O entalhe foi dimensionado adequadamente para a aba superior, ao mesmo tempo em que leva em consideração o flap Gurney aplicada ao bordo de fuga.

Lando Norris, McLaren MCL38

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Enquanto isso, a linha de upwashing na parte externa da face da placa final, que faz parte da linguagem de design da McLaren há algum tempo, também foi removida.

Isso também provocou algumas mudanças na asa de viga e nas aletas do duto de freio traseiro, já que todos eles trabalham em conjunto devido ao ambiente próximo que habitam.

DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Faltam detalhes: Alpine encaminha acerto com Doohan para 2025
Próximo artigo F1 - Verstappen sobre Red Bull: "Nunca mais teremos uma temporada como a do ano passado"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros