Fórmula 1 GP do Canadá

ANÁLISE F1: Veja como a Aston Martin 'turbinou' o sidepod do AMR23

Especialistas do Motorsport.com na parte técnica dos carros da categoria máxima do automobilismo mundial, Giorgio Piola e Matt Somerfield explicam tudo

'Equipe sensação' da Fórmula 1 2023, a Aston Martin introduz seu primeiro grande pacote de atualizações no GP do Canadá deste fim de semana. E as novidades de Montreal nada mais são do que um refinamento do conceito com o qual o time se comprometeu no GP da Espanha de 2022.

A partir da etapa de Barcelona do ano passado, a escuderia de Silverstone 'revolucionou' o 'estilo' de seu carro, inspirando-se no sidepod da Red Bull, tendência que culminou no modelo britânico deste ano, o AMR23 tão elogiado pelo espanhol Fernando Alonso, recém-chegado à Aston Martin.

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Da etapa catalã do ano passado em diante, a equipe se recuperou de um péssimo começo de temporada 2022 e terminou no sétimo lugar do campeonato de construtores. Uma posição ainda 'ruim', mas que permitiu ao time uma vantagem para 2023 frente a Ferrari, Mercedes e Red Bull.

Em função das regras da F1, escuderias com piores colocações em um ano têm mais tempo de túnel de vento e CFD (túnel de vento virtual) no ano seguinte, de modo que, até 1º de julho de 2023, quando as referências são 'resetadas' conforme a classificação atual dos times, a Aston leva a melhor.

Voltando à inspiração no sidepod de downwash da Red Bull, o fato de a Aston ter se comprometido tão cedo com essa 'rota' também deu a ela uma vantagem sobre construtores rivais, permitindo que ela reorganizasse componentes como radiadores e outros auxiliares da unidade de potência, que, de outra forma, poderiam comprometer os ganhos aerodinâmicos decorrentes da adoção do sidepod de downwash -- no caso da Aston, o design ficou conhecido como 'slidepod', como explicamos aqui.

Tendo 'recebido' influência significativa da Red Bull, ficou claro que a Aston Martin também estava de olho na Alpine, já que, quando o AMR23 deste ano surgiu, viu-se que a equipe inglesa seguiu a ideia 'estilo toboágua' que sua rival francesa adotou em 2022 -- também conforme link acima.

Aston Martin AMR23 floor

Aston Martin AMR23 floor

Photo by: Giorgio Piola

Voltando ao pacote da Aston para o GP do Canadá de 2023, trata-se de uma otimização do mesmo conceito. Seu 'DNA' é mantido, mas o sidepod é consideravelmente modificado a fim de gerar mais pressão aerodinâmica. 

Num esforço para melhorar o fluxo ao redor do sidepod e também melhorar a interação do ar com o assoalho, agora há um 'rebaixo' muito mais profundo abaixo da entrada da peça lateral, com a parte central do carro muito mais em função das linhas auxiliares que vão para 'dentro' do monoposto.

O flanco e a seção traseira também foram modificados para aproveitar todas as alterações, enquanto a maior mudança parece estar na posição e no formato do 'toboágua' na parte de cima do sidepod, conforme se vê especialmente abaixo -- na especificação anterior, o 'buraco' era bem mais suave.

Aston Martin AMR23 engine cover

Aston Martin AMR23 engine cover

Photo by: Giorgio Piola

Como é possível observar, o canal agora está recuado e é mais estreito. Além disso, parece haver um declínio mais acentuado na parte inferior. O estreitamento também resulta em uma seção posterior mais larga, uma característica que vimos desenvolvida pela Alpine e, mais recentemente, pela Ferrari.

A parte externa do assoalho também foi alterada, com a seção serrilhada da extremidade movida mais para frente para permitir a adição de um 'degrau semicircular' antes da fusão com a protuberância inferior.

Aston Martin AMR23 outer floor fence
Aston Martin AMR23 engine cover outlet

Enquanto isso, na parte traseira do carro, também há mudanças na tampa do motor, com uma saída estilo 'caixa de correio' agora presente na coluna, enquanto a barbatana de tubarão foi aparada para se adequar às novidades. Na versão atualizada do AMR23, ela fica 'pendurada' acima da carroceria.

E, embora a Aston tenha declaradamente focado em alcançar a Red Bull à frente, ela também deve estar atenta à Mercedes e à Ferrari, que fizeram mudanças conceituais em larga escala em seus sidepods e assoalhos nas corridas recentes. No caso da marca alemã, com muito mais sucesso...

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