Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Análise

Análise técnica: o motor Honda que impulsiona a Red Bull às vitórias na F1

O Motorsport.com analisa o layout complexo da unidade de potência que terminou com a seca de vitórias da fabricante japonesa

Red Bull Racing RB15, Honda engine

A evolução da unidade de potência da Honda na Fórmula 1 foi um dos destaques da temporada 2019, na qual a fabricante japonesa voltou aos seus tempos de sucesso impulsionando a Red Bull às vitórias.

Leia também:

Com três triunfos neste ano - sendo a glória no GP da Áustria a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006 -, a montadora nipônica também experimentou uma estratégia agressiva de atualizações durante o campeonato.

GALERIA: Como era o mundo na época da última vitória da Honda na F1 antes de 2019

Hamilton era campeão, mas da GP2
O dólar estava na faixa de R$2,15
Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
 Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
Marc Márquez tinha apenas 13 anos
Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
Plutão deixava de ser um planeta
Bento XVI era o Papa
O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
O iPhone ainda não havia sido lançado
O Gol
20

Assim, a forma com a qual a Red Bull conseguiu 'liberar' o poder da unidade motriz da Honda se uniu aos méritos do desenvolvimento aerodinâmico da equipe austríaca, que tem em Adrian Newey seu grande mago projetista.

Tendo tudo isso em vista, o especialista em desenho técnico do Motorsport.com, o lendário designer italiano Giorgio Piola, destrinchou todos os detalhes do motor Honda que permitiu grandes momentos da Red Bull em 2019. Confira abaixo:

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Photo by: Giorgio Piola

Ao longo dos anos, a principal entrada de ar (1) foi usada exclusivamente para o sistema de admissão do motor, mas a Honda permitiu que a peça também fosse utilizada para o resfriamento do radiador.

Ao aninhar parte do sistema de radiadores (2) acima do motor, a equipe pode fabricar os sidepods - onde os radiadores geralmente estão alojados - muito menores.

Mas a entrada também é usada para trazer ar para o compressor (3), que é acionado pela turbina, antes de passar pelo sistema de admissão do motor.

Os pontos (4), (6) e (7) indicam mais entradas, que são redirecionadas através dos sidepods do carro.

Em (8) e (9), existem pontos de resfriamento - embora a Red Bull tenha preferido não comentar qual é a função de (8).

Como o motor de combustão interna é usado como um membro do chassi, ele apresenta pontos de montagem altamente robustos, conforme indicado em (5).

Também equipada pela Honda, a Toro Rosso possui um sistema de admissão um pouco diferente e, embora também possua um radiador "suspenso" no carro acima do motor, a entrada é dividida em três partes distintas para alimentar o compressor e o resfriamento.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1

2005 - Red Bull, David Coulthard
2005 - Red Bull, Christian Klien
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2007 - Red Bull, Mark Webber
2007 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2008 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2009 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2010 - Red Bull, Mark Webber
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
2011 - Red Bull, Mark Webber
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2012 - Red Bull, Mark Webber
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
2019 - Red Bull, Max Verstappen
50

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior Equipes da Fórmula 1 rejeitam pneus de 2020 de forma unânime
Próximo artigo F1: McLaren reestrutura equipe após saída de guru da aerodinâmica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros