Dez anos depois, Rubinho revela diálogo com Hamilton após vitória 100 do Brasil na F1
Brasileiro comentou o momento que vivia no campeonato de 2009 e o significado que aquela conquista teve para ele
Hoje completam-se dez anos da centésima (e penúltima) vitória brasileira na Fórmula 1. O triunfo foi conquistado por Rubens Barrichello no GP da Europa de 2009, no circuito de rua de Valência. Três semanas depois de vencer na Espanha ele repetiu a dose, agora em Monza.
Correndo atualmente na Stock Car, Rubinho falou com exclusividade ao Motorsport.com e relembrou das conquistas, últimas do país na categoria: “Foram as melhores da minha vida em termos de conseguir colocar o plano em ação”.
A corrida
Em um dia perfeito, Barrichello largou da terceira posição com sua Brawn, atrás de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, ambos da McLaren. Rubinho manteve um ritmo forte atrás dos adversários, ganhando a posição do finlandês nas primeiras paradas para reabastecimento e troca de pneus.
No segundo trecho da corrida, Barrichello e Hamilton se alternaram nas voltas mais rápidas, com o brasileiro levando a melhor na maioria das passagens. Com a redução da diferença, Rubinho se aproximou o suficiente para assumir a liderança na segunda rodada de pit stops, e ainda foi beneficiado com a lentidão da parada do inglês.
Barrichello tocou forte e administrou a diferença que abriu sobre Hamilton, recebendo a bandeirada em primeiro pela primeira vez em cinco anos. No pódio, o brasileiro dedicou a vitória ao colega Felipe Massa, que se recuperava do acidente que sofreu na Hungria semanas antes.
“Para mim, a melhor memória daquele dia foi o que o Hamilton me perguntou quando saiu do carro: ‘How did you do it?’ (Como você fez isso?). Foi uma amostra de humildade diante de uma situação que para ele não poderia ter acontecido, foi muito legal”.
Reveja as imagens daquela corrida:
O peso da centésima vitória
O país vivia um momento peculiar na Fórmula 1. Em 2008, Massa havia disputado o título até a última prova e viu a chance de ser campeão escapar por entre os dedos. No ano seguinte, a Honda decidiu abandonar a categoria e o então diretor da equipe, Ross Brawn, comprou o time e entrou na temporada com um carro muito superior aos dos rivais, contando com Barrichello e Jenson Button como pilotos. A expectativa dos fãs era grande.
No início do ano, apenas Button conseguiu vencer com o carro da Brawn, pois o modelo dos freios utilizados não combinava com o estilo de pilotagem de Barrichello, que viu o companheiro abrir vantagem no mundial. Enquanto isso, os torcedores esperavam pelo momento de virada do brasileiro, que começou a acontecer quando a equipe finalmente trocou seus freios.
“Naquele momento, depois da troca de freio e de todos os problemas iniciais da temporada, apesar do carro supercompetitivo, fui o único piloto que ganhou corridas novamente”, lembrou o brasileiro, em referência a ausência de conquistas de Button no restante daquele ano.
“As duas vitórias foram memoráveis para mim, foram as melhores da minha vida em termos de conseguir colocar o plano em ação”.
Barrichello cresceu no campeonato após as vitórias, mas as equipes rivais fizeram a lição de casa e passaram a bater a Brawn no campeonato. Apesar de conseguir superar Button várias vezes, o brasileiro não conseguiu diminuir a vantagem estabelecida pelo inglês e fechou o ano em terceiro na tabela.
A conquista, foi a décima de Barrichello na F1 e centésima do Brasil. Rubinho ainda venceria em Monza, onde foi ovacionado pela torcida apaixonada da Ferrari, que guarda grande carinho pelo brasileiro, algo conquistado por ele nas seis temporadas que guiou pela equipe de Maranello.
Conheça todos os vencedores brasileiros até hoje. Quem será o próximo?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
F1: Diretor da Aston lamenta por Vettel não ter corrido em 2023 e faz comparação com Barrichello; entenda
Lista de maiores campeões de construtores tem brasileiro no ‘pódio’; confira
F1: "Pérez precisa perceber que ele é Rubens e não Michael", dizem ex-piloto e comentarista
F1: Norris lamenta "chocante" falta de ritmo da McLaren em Las Vegas
F1 - Norris acredita que será forte competidor ao título em 2025: "Tenho o que é preciso"
F1: Piastri confirma 'reversão' das ordens de equipe na McLaren com tetra de Verstappen se aproximando
Últimas notícias
Stock Car - Camilo desabafa após vitória: “Nunca vi final de campeonato como esse”
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Las Vegas, nos EUA
Stock Car: Camilo vence duelo com Fraga e triunfa com 1-2 da Ipiranga Racing em Goiânia
Veja como foi a corrida sprint da etapa de Goiânia da Stock Car
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.