Chefe da Ferrari diz que foi “difícil” dar ordens a Leclerc em 2019
Mattia Binotto acha que pode haver uma situação reversa nos próximos GPs mas que precisa “maximizar” pontos da Ferrari agora


Mais uma vez a Ferrari, sob comando de Mattia Binotto, deu a Charles Leclerc uma ordem de equipe para acatar.
O GP da China foi a terceira vez em três corridas que a Ferrari impôs algo a Leclerc, após confirmar que o monegasco precisava ficar atrás de Vettel no final do GP da Austrália e dizendo para que ele não atacasse pela liderança no Bahrein – ordem não respeitada, já que o monegasco passou por Vettel.
Leia também:
"Certamente é difícil, como equipe, dar a ordem", disse Binotto, chefe da equipe. "Porque nós entendemos os pilotos, eles precisam lutar para ficarem na frente o máximo que puderem”.
"Certamente não foi uma decisão fácil. Tenho que agradecer a Charles. A maneira como ele se comportou novamente mostra que ele está sendo um bom jogador de equipe. Mas acho que haverá um momento em que a situação será reversa. Preciso maximizar os pontos da equipe. Nesse sentido, acho que fizemos a escolha certa."
Leclerc disse imediatamente após a corrida que ele queria esperar para ouvir sua equipe antes de comentar a inversão na pista.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
![A explicação veio: "não havia razão para correr o risco de perder o quarto lugar [da prova]"](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wBJ5yW0/s8/mattia-binotto-team-principal--1.jpg)
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images
Falando à mídia no final da noite, Leclerc disse: "obviamente estar no carro foi um pouco frustrante, mas por outro lado estou ciente de que no carro você não vê muito da imagem completa da corrida, então eu apenas aceitei, fiz e foquei na minha corrida".
O resultado colocou Vettel à frente de Leclerc no campeonato de pilotos por um único ponto, mas o líder da Ferrari ainda está 31 pontos atrás do primeiro piloto da Mercedes e novo líder nos pontos, Lewis Hamilton.
Leclerc disse que estava satisfeito com o raciocínio de Ferrari para o pedido da equipe.
"Não foi uma situação fácil", disse ele. "Eu estava obviamente com problemas com os pneus. Nós dois estávamos. E naquele momento parecia que Seb era mais rápido. Mas obviamente atrás de mim por algumas voltas ele obviamente danificou seus pneus, e quando entrou na frente seus pneus provavelmente também foram danificados".
Binotto disse que o longo segundo stint de Leclerc foi principalmente para avaliar a validade de uma estratégia de uma parada, em vez de segurar um dos Mercedes como Leclerc havia sugerido anteriormente.
Sobre a ordem de equipe, Binotto acrescentou: "acho que tentamos de tudo, não podíamos perder tempo com a Mercedes na frente e essa era a única chance que tínhamos naquele momento. Tentamos e não deu certo. Era certo dar a chance para Seb. Como um time nós fizemos o que pudemos."
Reportagem adicional por Roberto Chinchero

GALERIA: Conheça todos os circuitos da história da Fórmula 1
Verstappen vê Red Bull brigando por vitórias no meio do ano
