Chefe da Red Bull: dar ordens de equipe seria errado
Christian Horner elogia pilotos após duelo limpo na Malásia: “foi bom permitir que eles lutassem”
Para o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, dar ordens a seus pilotos durante o GP da Malásia do último domingo seria injusto. Após parar com Max Verstappen mais cedo, o time viu Daniel Ricciardo sendo atacado pelo holandês na metade da prova.
No entanto, o pit wall jamais deu ordens para que Daniel desse passagem a Max. O mesmo aconteceu após o abandono de Hamilton. Os dois pilotos tiveram liberdade de disputar o primeiro lugar, mas priorizando os interesses da Red Bull na dobradinha.
"Max estava indo até o final da corrida com o pneu duro", explicou Horner.
"Com Daniel nós tínhamos parado na volta 21 ou 22, e estávamos tendo uma discussão com ele sobre se poderia chegar ao fim.”
"Sua resposta inicial, em torno de seis ou sete voltas depois foi 'sim'. Ele achava que podia. Então, neste ponto eles estavam lutando entre si por posições na pista. Foi por isso que não houve interferência. A instrução era: ‘vocês estão disputando, respeitem um ao outro’.”
"Foi o que falamos na parte da manhã - deem espaço um ao outro. Eles disputaram roda a roda, mas sempre respeitando as centenas de funcionários que representam."
Quando perguntado se isso significava que ficar à frente de Hamilton após a parada do inglês não era uma prioridade, Horner disse: "Sabíamos que Lewis ia parar e, se ele tivesse um novo jogo de pneus, ele teria chegado em nós de qualquer maneira. Então, nesse ponto estávamos pensando que posição de pista não nos daria nada.”
"Estávamos mais interessados no que acontecia atrás. E, obviamente, se Daniel tivesse perdido o lugar para Max, teríamos imediatamente que levá-lo ao box para cobrir Nico Rosberg. Ele estaria exposto demais no final da corrida."
Batalha final
Uma vez que Hamilton saiu da corrida com uma falha de motor, a vantagem de pista de Ricciardo provou ser crucial, uma vez que significou a liderança da corrida. A Red Bull sabia que a melhor maneira de garantir a vitória era parar com seus dois pilotos.
Depois disso, a escuderia voltou a deixar seus dois pilotos batalharem.
Quando perguntado se tentou pedir para os pilotos manterem suas posições, Horner disse: "Não. Eu tomei a decisão depois. Eu instruí os engenheiros de que eles estavam livres para disputar, mas priorizando os 43 pontos da dobradinha. Apenas pedimos para os pilotos se respeitarem.”
"Eles fizeram isso e acho que sob a nossa perspectiva foi bom permitir que eles lutassem. Estavam ambos nos mesmos modos de motor, ambos no mesmo estado de energia. Não havia vantagem real de uma forma ou de outra."
Verstappen totalmente calmo
Embora Verstappen tenha estado ligeiramente frustrado após a corrida por perder a vitória, Horner disse que o jovem estava longe de estar chateado com a forma como a equipe pensou na prova.
"Ele está totalmente calmo", disse Horner. "Obviamente, ele deu o seu tudo e tentou ganhar a corrida. O momento de definição para nossa corrida foi quando eles disputaram lado a lado. Foi justo.”
"Ambos estavam mais do que felizes. Foi uma corrida longa e dura."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.