Engenheiro diz que vitória “caiu nas mãos” da Ferrari
Chefe de engenharia da Ferrari, Jock Clear diz que é difícil dizer se time italiano tem carro melhor que a Mercedes
A Ferrari conquistou sua primeira vitória em mais de um ano neste domingo (26) na Austrália. Sebastian Vettel se utilizou muito bem de um erro estratégico da Mercedes para vencer o pole Lewis Hamilton e abrir o campeonato com 25 pontos.
Mas será que a Mercedes ainda tem o melhor carro? As opiniões diferiram após a corrida.
Depois do GP, o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Algumas você ganha e algumas você perde, e a Ferrari tem o carro mais rápido".
Mas o chefe de engenharia da Ferrari, Jock Clear, não tem tanta certeza. Ele disse que é impossível dizer isso após apenas um prova.
"Se eles (Vettel e Hamilton) tivessem entrado em batalha em algum momento, teríamos visto quem era mais rápido", disse Clear à Sky Sports F1.
"Mas, honestamente, eu não consigo dizer qual foi o carro mais rápido hoje, porque eu não acho que nenhum deles teve a oportunidade de colocar pressão.”
"No início, Lewis estava gerenciando o ritmo porque era a coisa certa a se fazer. E quando Seb estava à frente, ele estava gerenciando o ritmo. Nós realmente ainda não sabemos a resposta para o quão rápido estamos em termos absolutos. Sabemos que hoje nós ganhamos."
Estratégia no pitwall
Sobre o assunto pit stops, Clear disse que a Ferrari considerou um undercut antes de Hamilton parar na volta 18. Isso forçou o time a um overcut, que foi ajudado quando Hamilton ficou preso atrás da Red Bull de Max Verstappen.
"Tínhamos um ritmo razoável, o undercut era possível", disse Clear. "Estávamos tentando chegar logo atrás de Hamilton para o undercut, mas ele parou cedo.”
"A partir daí você pensa: 'tudo bem, nós vamos dar o máximo que pudermos e talvez os atacaremos no final', mas ele ficou preso no trânsito e conseguimos passá-lo.”
"Honestamente, isso caiu em nossas mãos. Você se prepara para essas coisas, a estratégia de antemão compreende que isso pode acontecer.”
"Obviamente, Seb estava andando rápido assim que Lewis entrou para tentar passar se houvesse qualquer problema. Obviamente (Lewis) ficar preso atrás de Verstappen jogou tudo em nossas mãos.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.