Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

Ex-F1 alerta: Red Bull pode ter o mesmo destino da Benetton

Karun Chandhok acredita que a equipe austríaca enfrentaria uma grande queda sem Max Verstappen - ele compara a situação com a da Benetton nos anos 90

Max Verstappen continuará a correr pela Red Bull em 2026. Isso deve ser um grande alívio em Milton Keynes, pois o ex-piloto de Fórmula 1 Karun Chandhok acredita que a escuderia austríaca poderia cair na irrelevância se o holandês fosse embora.

Leia também:

"Há algo fundamentalmente errado com o design ou com a maneira como esse carro funciona para outros pilotos. Ele é tão personalizado para Max. É uma reminiscência dos dias de Michael Schumacher e da Benetton", disse Chandhok à Sky.

O comentarista lembrou que, desde que Daniel Ricciardo deixou a Red Bull após a temporada de 2018, nenhum companheiro de equipe conseguiu sequer chegar perto de acompanhar o ritmo de Verstappen. Em vez disso, a RBR tem desgastado dezenas de pilotos desde então.

Pierre Gasly durou apenas meia temporada ao lado de Verstappen em 2019 antes de ser mandado de volta para a antiga equipe Toro Rosso. Alexander Albon durou cerca de um ano e meio e Sergio Pérez, quatro temporadas.

No entanto, depois que o mexicano não foi páreo para Verstappen no final de seu tempo na Red Bull, ele foi substituído por Liam Lawson na temporada de 2025 - embora ele próprio tenha sido substituído por Yuki Tsunoda depois de apenas duas corridas.

"Se Max sair, toda a equipe terá que repensar a maneira como projeta seus carros para outros pilotos", diz Chandhok. Afinal de contas, pilotos como Albon e Gasly mostraram que não são maus pilotos depois de deixarem a Red Bull.

Schumacher igualmente superior a Verstappen

Atualmente, Albon está surpreendentemente à frente no duelo interno da Williams contra Carlos Sainz, com 54x16 pontos no campeonato mundial, enquanto Pierre Gasly também está se destacando na Alpine e até ganhou um GP para a AlphaTauri em Monza em 2020.

Para Chandhok, portanto, está claro que o problema na equipe de Milton Keynes é mais provável que seja o carro. "Acho que bons pilotos são adaptáveis, mas acho o exemplo da Red Bull muito extremo", diz o especialista, que se lembra da década de 1990 e da equipe Benetton.

Michael Schumacher ganhou seus dois primeiros títulos de campeão mundial com a equipe de Enstone em 1994 e 1995. No entanto, seus companheiros de equipe (incluindo, entre eles, o pai de Max Verstappen, Jos) nunca conseguiram acompanhar o ritmo do alemão durante esse período. Em 1994, 92 do total de 103 pontos da Benetton foram para a conta de "Schumi".

Um ano depois, Schumacher também estava claramente à frente de Johnny Herbert, com 102x45 pontos. A consequência: depois que o alemão trocou a equipe pela Ferrari em 1996, a Benetton afundou cada vez mais na mediocridade.

Nos sete anos que se seguiram à saída de Schumacher, a equipe só conseguiu uma única vitória com Gerhard Berger em Hockenheim, em 1997. A equipe de Enstone só voltou a ser campeã mundial em 2005, com Fernando Alonso ao volante. Naquela época, o nome Benetton já havia desaparecido e a equipe começou a correr como Renault.

Chandhok aconselha os pilotos a não mudarem para a Red Bull

Chandhok também faz uma comparação com outra série de corridas: "É comum ouvir isso na MotoGP, onde os pilotos costumam dizer que uma determinada moto e um determinado estilo foram criados para um piloto e que leva muito tempo para que os outros pilotos se acostumem com eles".

Ele cita a Ducati como exemplo. Casey Stoner se tornou campeão mundial pelos italianos em 2007, e depois disso foram necessários 15 anos para que Francesco Bagnaia trouxesse o título mundial de volta para Bolonha em 2022. Até mesmo estrelas como Valentino Rossi sofreram com a Ducati no período após a saída de Stoner.

É por isso que Chandhok não aconselharia nenhum piloto a mudar para a Red Bull. "Se eu fosse [Isack] Hadjar, tentaria manter meu lugar na Racing Bulls e depois tentaria conseguir um contrato com a Ferrari ou a Aston Martin, por exemplo", enfatiza.

E mesmo na direção dos pilotos mais experientes, o comentarista diz: "Acho que seria um pouco arriscado para um dos principais pilotos assinar contrato com a Red Bulls, porque o carro parece levar as exigências do piloto a um limite extremo".

Portanto, é provável que a Red Bull faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que Verstappen cumpra todo o seu contrato até 2028.

DIOGO BRILHA e MÁRQUEZ REINA na HUNGRIA! Circuito é RUIM? Final INSANA no ARENA CROSS e DI GRASSI!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST pós-GP da Hungria:

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!


 

Artigo anterior F1: Por que Cadillac escolheu Bottas e Pérez em vez de pilotos americanos para 2026
Próximo artigo Pérez: "Não tenho nada a provar" com retorno a F1 pela Cadillac

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros