F1: Alpine está encorajada com performance de novo motor Renault

Alan Permene, diretor esportivo da equipe, fez um balanço da primeira semana de testes em 2022

Esteban Ocon, Alpine A522

Após congelar o motor por três anos, a Renault entregou à Alpine uma unidade totalmente repaginada para a temporada 2022 da Fórmula 1, tendo como principal novidade a adoção do turbo split, introduzido pela Mercedes em 2014. E a equipe francesa diz que está encorajada pelo novo motor, mesmo que ainda não o tenha utilizado em potência máxima.

Além de progressos na área de motor, a Alpine espera que o novo pacote traga benefícios em termos de aerodinâmica e centro de gravidade. No meio disso tudo, o objetivo máximo é evoluir, após três anos ocupando a quinta posição no Mundial de Construtores.

Leia também:

E enquanto o veredito final sobre o potencial do novo motor contra Mercedes e Honda seguirá sendo um mistério até a classificação no Bahrein, as impressões iniciais dos testes em Barcelona foram bons.

Alan Permene, diretor esportivo da Alpine, disse que a equipe apenas começou a experimentar com os diferentes modos do motor, e o fato de que a unidade tenha cumprido todo o esperado sem dramas é um sinal positivo.

"Não o usamos em potência total", disse ao Motorsport.com. "Não acho que fizemos uma volta com o que é chamado "modo motor de combustão interna total", que é o de classificação e corrida. Chegamos próximos, mas não a isso".

Fernando Alonso, Alpine A522

Fernando Alonso, Alpine A522

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Honestamente, não falamos sobre o motor, e isso é ótimo. É muito diferente. É algo completamente diferente do que o pessoal em Viry [sede de motores da Renault] vinha produzindo. É mais complexo, parece bem melhor. E ele entrou no carro e pudemos seguir sem problemas, o que é ótimo".

"Os pilotos tiveram os comentários normais sobre um pouco de dirigibilidade aqui, alguma coisa ali, mas eles estiveram no topo sempre, mexendo com ajustes e mapas".

A partir deste ano, a F1 passa a usar um combustível mais sustentável, com os motores passando a usar uma mistura com 10% de etanol, o que significa que comparar a potência com a versão de 2021 é muito difícil. Porém, Permene diz que o fato dos pilotos não terem levantado preocupações com o motor é encorajador.

"O motor não foi um ponto de discussão, o que é ótimo. Acho que é difícil para eles falarem de potência em comparação ao ano passado, por causa das diferenças de combustível. Mas certamente não reclamaram sobre isso, o que nos deixa felizes".

Mercedes tem PENA de Verstappen, Hamilton CRITICA Max e título de 2021 é posto na conta de DIRIGENTE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ex-engenheiro da F1 acredita que FIA poderá ter que 'intervir' no porpoising
Próximo artigo F1: Avião que levaria carros e peças da Haas para o Bahrein quebra na Turquia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil