Fórmula 1 GP de Mônaco

F1 - Aston Martin diz que Alonso não teria vencido GP se fosse direto para os pneus de chuva

Chefe do time de Silverstone justificou decisão de parar Alonso para colocar pneus intermediários

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, in the pits

Um dos momentos que mais chamou a atenção no GP de Mônaco de Fórmula 1 do último domingo foi quando a Aston Martin trouxe Fernando Alonso para os boxes, botando mais um jogo de médios em vez dos pneus de chuva. Mas, segundo o chefe Mike Krack, essa era a única chance que o piloto teria de vencer.

Com a chuva caindo, todos esperavam ver o espanhol colocando pneus intermediários, mas a equipe surpreendeu, colocando mais um jogo de médios, tendo que trazê-lo de volta logo na sequência para colocar os pneus de chuva.

Leia também:

Alonso manteve sua segunda posição, mas Krack insiste que, se o espanhol tivesse feito uma única parada, ele ainda assim não teria batido Max Verstappen. Ele defende que o time tomou a decisão correta com as informações que tinham naquele momento.

"Precisamos olhar para tudo. Obviamente, você tenta ficar fora o máximo possível sob tais condições, quando você não sabe exatamente o que vai acontecer. Não esperávamos tanta chuva, para ser honesto".

"Então pensamos que seria uma chuva rápida, e que a pista secaria logo porque estava calor. Normalmente, diríamos, ok, vamos ficar duas ou três voltas a mais, mas os pneus já estavam bem gastos".

"Aí vimos as temperaturas caindo. Foi arriscado. Quando o carro entrou, com aquelas informações que tínhamos, decidimos pelos médios. Mas, assim que o carro saiu, vimos que era muita chuva. Aí ele precisou voltar".

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 2nd position, spray Champagne on the podium

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 2nd position, spray Champagne on the podium

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Krack admitiu que a equipe não esperava o aumento da chuva naquela forma, e não achou que estaria molhado o suficiente para que os intermediários durassem.

"Honestamente, pensávamos que poderíamos ir até o fim com os médios, porque secaria rapidamente. Mas erramos no julgamento, porque na parte do pitlane, demorou muito para começar a chover".

"E aqui choveu menos. Então provavelmente erramos em nosso julgamento, porque pensamos que os intermediários seriam destruídos nessa parte da pista. No fim do dia, foi uma decisão consciente de ir com os médios. E aí vimos uma volta depois que não funcionaria, então o chamamos de volta".

Krack afirma que Alonso não perdeu a corrida com isso: "Não, não acho que ele tenha perdido. Porque se tivéssemos ido com os intermediários, Max teria colocado os mesmos pneus. E ele tinha a vantagem, então não teria mudado muita coisa".

"No geral, não podemos ser muito ambiciosos. Precisamos olhar para trás e ver qual era o nosso objetivo. Chegamos aqui para ir melhor do que havíamos feito até então. E conseguimos isso. As Red Bulls eram rápidas demais para nós".

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Adam Cooper
Fórmula 1
Fernando Alonso
Aston Martin Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vasseur sai em defesa da estratégia da Ferrari apesar de ira de Sainz
Próximo artigo ANÁLISE F1: "Balé" com guindaste mostra detalhes dos assoalhos de Red Bull e Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros