F1: Diante de começo ruim na temporada de 2024, Alpine acredita que mudança na equipe pode reverter cenário
O chefe da Alpine, Bruno Famin, diz que o "choque" de ter o carro mais lento da Fórmula 1 em 2024 confirmou que mudar a estrutura técnica da equipe foi uma decisão acertada
A Alpine já estava preparada para um início de temporada discreto depois de uma mudança de conceito tardia em 2023, o que significou que, inicialmente, a equipe deu um passo para o lado durante o inverno, enquanto suas equipes rivais estavam a todo vapor com melhorias em seus carros de Fórmula 1.
O chefe da equipe, Bruno Famin, admitiu que as dificuldades no Bahrein ainda eram um "choque". A Alpine foi a equipe mais lenta do grid na etapa, o que também aconteceu na Arábia Saudita.
Após os pedidos de demissões do diretor técnico Matt Harman e do chefe de aerodinâmica Dirk de Beer, esse início com dificuldades encorajou a liderança da equipe de Enstone a reformular a estrutura da parte técnica.
A Alpine está implementando uma abordagem de três pilares no estilo da McLaren, com diretores técnicos de aerodinâmica, engenharia e desempenho.
"Foi um choque, porque estávamos realmente esperando um início de temporada difícil, sabíamos disso, e foi isso que dissemos durante o lançamento do nosso carro", disse Famin.
"Mas estar na última fila na classificação foi um choque, para ser honesto. E isso apenas confirmou a necessidade de mudança em nossa equipe, e nós fizemos a mudança.", revelou.
"Nós realmente queremos levar para a fábrica o que fizemos na pista no final da última temporada. Quero dizer, mudar a mentalidade, liberar a criatividade e ter três diretores técnicos torna a organização muito mais horizontal, muito menos vertical. Mais atividade, mais agilidade, e o lema é realmente desenvolver nosso pessoal.", disse o chefe da Alpine.
Famin acredita que a nova estrutura também trará benefícios nesta temporada, à medida que a equipe se esforça para trazer desempenho ao A524 re-desenvolvido.
"O carro é totalmente novo. Temos atualizações a caminho. É claro que entender quais são os problemas é fundamental para resolvê-los. E nós temos uma ideia bem clara de quais são os problemas e estamos realmente trabalhando duro.", disse Famin.
"Esse carro tem potencial. Temos algo a caminho, com certeza, mas também precisamos mudar nossa maneira de desenvolver o carro, talvez até de competir com ele. Precisamos mudar realmente nossa abordagem, nossa abordagem geral em tudo.", declarou.
Para piorar a situação, Pierre Gasly teve que abandonar a corrida do GP da Arábia Saudita depois de apenas uma volta com um problema na caixa de câmbio, o que Famin reconheceu que "custou a Pierre um tempo valioso na pista".
Esteban Ocon, outro piloto da Alpine, terminou a corrida em 13º.
Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe
Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Visite motorsport.com normalmente com publicidade e rastreamento. Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento através da página de proteção de dados.1
Use motorsport.com sem banners publicitários, rastreamento personalizado e comerciais por uma pequena taxa.