F1: Entenda como a McLaren busca resolver problema com os freios
Mudança no regulamento abriu novo campo de batalha entre equipes, que ficou em evidência com os problemas da McLaren no Bahrein
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Após um teste de pré-temporada sólido da Fórmula 1 em Barcelona, a McLaren teve uma vida mais difícil no Bahrein, devido a problemas nos freios. O caso foi atribuído principalmente ao design da montagem do freio dianteiro, com Lando Norris não conseguindo fazer mais do que algumas voltas consecutivamente antes de superaquecimento.
É um problema que não apareceu em Barcelona porque as temperaturas eram mais baixas do que as inicialmente esperadas.
Porém, o inverno espanhol oferece condições pouco representativas à maior parte da temporada da F1, muito longe de lugares quentes como um circuito no Oriente Médio. Tendo isolado o problema no Bahrein, a McLaren iniciou um caminho em busca de uma solução a tempo do GP neste fim de semana, mesmo que seja algo temporário antes de uma versão definitiva.
A solução colocada no MCL36 no Bahrein é uma versão metalizada do disco de freio de fibra de carbono usado nos dois primeiros testes. E enquanto existam algumas diferenças óbvias no formato da nova versão vista no Sakhir, as diferenças de materiais também terão um papel na transferência térmica entre freios, rodas e pneus.
McLaren MCL36 front brake comparison
Photo by: Giorgio Piola
Na verdade, o problema da McLaren acaba destacando um novo e interessante campo de batalha surgido com o novo regulamento. Enquanto os componentes dos freios foram alterados pelas novas regras, a abordagem das equipes para o resfriamento também mudou.
O diâmetro dos discos de freio foi aumentado de 278mm para 330mm, enquanto os furos agora precisam ter pelo menos 3mm, o que limitou o número e o padrão que as equipes terão em seus projetos.
Obviamente, isso vem à custa da dissipação de calor, que é também mais complicado devido ao espaço, agora bem maior, oferecido no poço da roda, já que a F1 muda para pneus de aro 18 polegadas.
Essa mudança, junto com a introdução das calotas e a incapacidade de enviar fluxo de ar pela face da roda, significa que as equipes precisam agora liberar o calor criado pelos freios através de uma saída alojada na cerca do duto de freio.
O espaço maior, criado dentro do conjunto do freio, levou a algumas novas direções de design interessantes, com a McLaren sendo uma das equipes que decidiu colocar os discos de freio dentro de uma cobertura, o que significa que há um caminho claro para o trânsito do fluxo de ar e calor que é criado sob frenagem.
Da mesma forma, a Red Bull tem uma solução que envolve o disco de freio, embora tenha escolhido um material diferente para este fim, e também tenha embalado algum isolamento ao redor da cobertura.
Enquanto isso, a Alpine não adotou a abordagem de cobertura completa vista na McLaren e na Red Bull, mas montou sua pinça de freio na frente da montagem. Possui algumas saídas em forma de gota na carcaça de resfriamento feita de fibra de carbono, que permitirão a passagem do calor rejeitado pelo disco de freio.
LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.