Recomendado para você

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Ferrari com asa proibida da Mercedes? Entenda como italianos podem agora usar dispositivo

Texto da regra sobre ‘strakes’ foi mudado para 2023, o que deve impedir protestos das equipes que não optarem por dispositivo em asa

Ferrari SF-23. detail front wing

A Ferrari provocou certa intriga no lançamento de seu novo carro de Fórmula 1 nesta terça-feira, quando revelou uma ideia que parecia ter sido banida.

O novo SF-23 foi equipado com uma série idêntica de separadores de abertura da asa dianteira com formato inteligente que a rival Mercedes foi forçada a remover no ano passado quando surgiram dúvidas sobre sua legalidade.

Leia também:

A Mercedes chegou ao GP dos Estados Unidos com um novo pacote de atualização que incluiu uma asa dianteira revisada.

A versão original que apareceu no pitlane de Austin fez os rivais falarem porque apresentava cinco ‘strakes’ que foram moldados de forma a ajudar a modificar o fluxo de ar.

Os rivais ficaram insatisfeitos com o design porque sentiram que violava o Artigo 3.9.8 do Regulamento Técnico da F1, que limitava o escopo de tais componentes para fornecer um impulso aerodinâmico.

As regras afirmavam que, embora tais separadores fossem permitidos, eles não deveriam fornecer uma influência aerodinâmica direta.

Os regulamentos afirmavam que os ‘strakes’ poderiam ser montados “principalmente por razões mecânicas, estruturais ou de medição”.

Mercedes W13 Austin front wing (insert)

Mercedes W13 Austin front wing (insert)

Photo by: Giorgio Piola

A Mercedes sentiu na época que seu design seguia as regras, já que a influência aerodinâmica era uma consequência secundária.

No entanto, com as equipes rivais reclamando sobre o assunto e a FIA olhando mais de perto o design, a Mercedes acabou decidindo remover os ‘strakes’ quando a asa fez sua primeira aparição no GP do México.

A situação em torno da Mercedes despertou algum interesse sobre os planos da Ferrari, com seus ‘strakes’ também parecendo ser moldados de forma a ajudar o fluxo de ar.

No entanto, um mergulho nos regulamentos explicou por que a Ferrari avançou com o design.

Como parte dos regulamentos técnicos revisados para 2023 publicados no início de dezembro, a FIA removeu a frase-chave que estabelecia a exigência de que tais ‘strakes’ fossem “principalmente” por razões mecânicas, estruturais ou de medição.

Isso significa que, desde que os separadores forneçam uma "conexão estrutural" entre os perfis consecutivos da asa dianteira e cumpram os rígidos requisitos de medição, eles agora são totalmente legais - não importa o quanto de impulso aerodinâmico eles forneçam.

Será interessante ver se a Mercedes voltou ou não à ideia de seu carro W14, que será revelado em Silverstone na quarta-feira.

Ferrari SF-23. detail front wing

Ferrari SF-23. detail front wing

Photo by: Ferrari

McLaren-RBR? E a Honda? Carro nasce INCOMPLETO, Alpine VAZA, Aston agressiva e a Williams da F1 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior F1: Ferrari admite “pequenos ajustes” na parte estratégica para 2023
Próximo artigo ANÁLISE: Como McLaren otimizou 'dicas' do carro da Red Bull no MCL60

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros