F1: Hirakawa se junta à Alpine como piloto de testes e reserva
Vindo da McLaren, o piloto japonês apoiará o desenvolvimento do carro francês
Ryo Hirakawa, vencedor das 24 Horas de Le Mans, assinou com a Alpine para ser piloto de testes e reserva da Fórmula 1, dividindo o papel com Paul Aron.
Tendo participado anteriormente do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, Hirakawa mudará para a Alpine em 2025 e assumirá uma função ampliada na marca do Grupo Renault.
Ele participará do programa TCP (teste de carros anteriores) da Alpine e apoiará o desenvolvimento do carro com um papel ativo no simulador da equipe.
O piloto de 30 anos também terá a oportunidade de treinar no GP do Japão, evento que acontece em seu país de origem, em abril.
"É uma honra entrar para a equipe BWT Alpine Formula 1 como piloto de testes e reserva para a temporada de 2025", disse Hirakawa.
"Como sempre, a oportunidade de andar na pista com máquinas de Fórmula 1 é o auge para os pilotos de corrida e estou animado para pilotar no Treino Livre 1 em frente à minha torcida no GP do Japão, além de trabalhar com a equipe testando carros anteriores".
"É uma grande oportunidade trabalhar com uma equipe tão dedicada que utiliza a vasta experiência de seu grupo de pilotos e estou ansioso para contribuir para que 2025 seja um ano positivo para todos nós".
Jack Doohan, Alpine A524
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Hirakawa está há muito tempo associado à Toyota e continua a correr pela marca japonesa na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance, onde é bicampeão.
Recentemente, a Toyota assinou uma parceria técnica com a equipe Haas F1, e Hirakawa até teve a chance de experimentar o carro de 2024 no teste de jovens pilotos em Abu Dhabi, em dezembro, mantendo seus vínculos com a McLaren.
Ele agora se junta à lista de pilotos de reserva da Alpine, que também inclui o vencedor de corridas de Fórmula 2 Paul Aron.
"É ótimo trazer Ryo para a equipe em 2025 e fazer com que ele assuma as funções de piloto no FP1 no Japão, diante de sua torcida", disse o diretor da equipe Alpine, Oliver Oakes.
"Sua adição traz uma gama diversificada de experiência em corridas para a nossa lista atual e amplia o conjunto de talentos disponíveis para serem utilizados ao longo da temporada".
"Seu papel será importante para dar suporte à equipe em várias áreas de desenvolvimento por meio do nosso programa TPC e do trabalho no simulador, e estamos ansiosos para recebê-lo na equipe enquanto avançamos com os preparativos para a nova temporada".
A Alpine terá uma formação de pilotos atualizada em 2025, com o novato Jack Doohan saindo da Fórmula 2 para fazer parceria com Pierre Gasly. O australiano substituirá Esteban Ocon, que correrá pela Haas este ano.
F1 2025 CHEGOU! Que esperar de HAMILTON na Ferrari? E BORTOLETO? Quem é FAVORITO ao TÍTULO? Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com faz 'prévia' da F1 2025: Bortoleto, Hamilton e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.