F1 - Horner: Red Bull tentou ajudar Pérez, mas nos custou muito
Chefe da equipe segue reforçando que o time deu todo apoio ao mexicano
Sergio Pérez foi demitido da Red Bull depois de não ter resultados satisfatórios e, por parte, não ajudar a equipe a manter a primeira posição na disputa pelo título de construtores da Fórmula 1. O mexicano mostrou uma boa forma no primeiro trimestre, chegando a acumular pontos antes do GP de Miami.
No entanto, o piloto não conseguiu manter o ritmo e acabou pesando para a equipe. Para Christian Horner, não foi só a falta de pontos que depôs contra Pérez, mas a queda no mundial para a Red Bull.
Pérez, que tinha 103 pontos após as seis primeiras corridas, somou apenas 49 pontos nas 18 corridas restantes da temporada. Seu melhor resultado desde Miami foi o sexto lugar, e a queda drástica na forma causou um sério golpe nas esperanças de título da Red Bull.
Em um determinado momento da temporada, a Red Bull parecia estar considerando a possibilidade de substituir Pérez para a segunda metade do ano, mas após o fim de semana do GP da Bélgica, a direção da equipe de Milton Keynes decidiu continuar com Pérez. No entanto, essa decisão não deu certo e o desempenho do mexicano não melhorou no restante da temporada.
Após o final da temporada, a Red Bull e Pérez se separaram por acordo mútuo, com o piloto sendo substituído por Liam Lawson. No entanto, o mexicano continuará atuando como embaixador da marca e participará de vários eventos da Red Bull em todo o mundo.
"É fácil falar em retrospectiva, mas é impossível saber o que outro piloto teria feito naquele carro", disse o chefe de equipe Horner, de acordo com o PlanetF1.com.
"Sergio começou a temporada muito bem. Ele foi incrivelmente rápido no Bahrein, em Jeddah e no Japão. De Monte Carlo em diante, seu desempenho caiu e, a partir daí, perdemos muitos pontos".
"Este ano vencemos muito mais corridas e conquistamos tantas pole positions quanto a McLaren", explicou o chefe da equipe.
"Mas terminamos em terceiro lugar no campeonato de construtores e a diferença para o segundo carro era muito grande. Tentamos entender esse problema e trabalhamos duro para resolvê-lo com Sergio. Mas isso nos custou muito em termos de pontos perdidos".
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20
Foto de: Red Bull Content Pool
A popularidade de Pérez dentro do time e seu bom relacionamento com os companheiros de equipe foi um dos motivos pelos quais ele permaneceu durante os estágios finais da temporada. A Red Bull continuou a lhe dar uma chance, dado o esforço que ele fez para resolver seus problemas e seu compromisso com a equipe.
Horner relembrou as contribuições anteriores de Pérez para a Red Bull e disse que seu apoio à equipe também foi motivado por um vínculo emocional.
"Veja o que Sergio fez por nós nos últimos quatro anos. Queríamos ajudá-lo a dar a volta por cima em sua temporada. Ele terminou em segundo lugar no campeonato de 2023 e venceu cinco corridas conosco".
"Ele desempenhou um papel fundamental nos títulos de construtores de 2022 e 2023, e também foi um fator decisivo no Campeonato Mundial Individual de 2021. Então, nós realmente queríamos ajudá-lo. Mas infelizmente isso não aconteceu".
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.