F1 - Krack: "AMR25 é realmente muito mais rápido do que os carros anteriores"
Diretor de operações de pista da Aston Martin diz que carro desta temporada é melhor do que antecessores, mas ainda precisa ser mais competitivo

A Aston Martin enfrenta uma perspectiva cada vez mais sombria para a temporada de 2025. Se, no final dessa trajetória, o sucesso vier, como aconteceu com a Brawn GP em 2009, essas dificuldades podem valer a pena. No entanto, esses retornos têm sido muito raros na história da Fórmula 1.
Em 2009, a Brawn GP era a equipe de fábrica da Honda. No meio da temporada de 2008, Ross Brawn optou por sacrificar a temporada porque estavam muito longe da disputa por pontos e se concentrar nas revolucionárias regras técnicas do ano seguinte.
A decisão de Brawn de descartar 2008 e se concentrar em 2009 causou agitação na diretoria da Honda, resultando na saída da montadora do esporte. Isso levou ao nascimento da Brawn GP. A equipe venceu os campeonatos de pilotos e de equipes em 2009 e depois se tornou a Mercedes.
A Aston Martin não está seguindo um caminho tão radical. A FIA só permitiu o uso de ferramentas de túnel de vento e simulação para o carro de 2026 a partir de 1º de janeiro de 2025. Resta saber, porém, se a equipe de Silverstone correrá o risco de terminar a temporada na parte inferior do grid. No entanto, se o AMR25 não melhorar nos próximos dois meses, a equipe pode até ser a última.

Fernando Alonso, Aston Martin Racing
Foto: Sam Bagnall / Motorsport Images
Por sua vez, o diretor de operações de pista da equipe, Mike Krack, insiste que o carro está mais rápido em tempos absolutos em comparação com o ano anterior: "Quando você vê todo o grid ficando mais rápido, nosso carro é realmente muito mais rápido do que nos anos anteriores."
O problema, diz Krack, é que as equipes rivais estão fazendo avanços maiores: "Algumas equipes são melhores, outras são piores, mas todas são mais rápidas. De modo geral, nosso carro ficou mais fácil de pilotar, mas agora precisamos torná-lo mais rápido em termos competitivos."
O argumento do diretor de pista pode ser verdadeiro em termos absolutos, mas na F1 os pontos são concedidos pela ordem de chegada, não pelos tempos de volta. A partir dessa perspectiva, a posição da Aston Martin em 2025 é menos competitiva do que em 2024.
Krack argumenta que o grid da temporada de 2025 está dividido em dois grupos principais. O primeiro grupo seria formado pelas equipes que lutam por vitórias e pódios - McLaren, Mercedes, Red Bull e Ferrari - enquanto o segundo inclui todas as equipes restantes.
No entanto, observando os dados disponíveis, o grid está, na verdade, dividido em três grupos de desempenho diferentes:
Grupo líder: McLaren, Mercedes, Red Bull e Ferrari, todas muito próximas do ritmo da pole position, com uma média de 0,4 segundos.
Grupo intermediário: Williams, Racing Bulls e Alpine; variam de corrida para corrida, mas permanecem competitivas com menos de 1 segundo da pole.
Grupo inferior: Aston Martin, Haas e Sauber; estão a mais de 1,2 segundo dos tempos de volta mais rápidos.
A posição da Haas nessa tabela é particularmente incerta. Apesar de um desempenho muito fraco na Austrália, a equipe conseguiu chegar perto do ritmo do meio do grupo em algumas corridas. Entretanto, a instabilidade geral significa que a Haas deve ser colocada no grupo inferior.
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.