F1: Leclerc culpa falha na unidade de potência por início ruim em Baku
Leclerc terminou em nono lugar em Baku depois de um problema na unidade de potência durante as 10 voltas iniciais da prova
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, revelou que teve problemas com a unidade de potência durante as fases iniciais do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 neste domingo (21).
Isso levou a um início modesto, já que o monegasco largou em 10º no grid. Enquanto Max Verstappen, da Red Bull, venceu uma corrida dominante, Leclerc e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, terminaram em nono e oitavo, respectivamente.
Leclerc teve dificuldades atrás de um grupo apertado no pelotão do meio, liderado por Liam Lawson e Yuki Tsunoda, em uma pista que tem oportunidades limitadas de converter uma estratégia alternativa de pneu em posição de pista.
"Sim, acho que foi um pouco difícil conseguir a estratégia certa hoje. Quero dizer, ir de médio-duros ou duro-médios eram mais ou menos a mesma coisa. Quero dizer, no papel. E então você só espera estar com o maior número de carros rápidos na mesma estratégia, e eu acabei ficando, obviamente, com Liam, que era muito forte na reta, muito forte no último setor, e muito difícil de ultrapassar, mesmo nos carros que tinham estratégia reversa, e fiquei preso atrás dele a corrida inteira".
"Portanto, foi muito frustrante. Mas, sim, bom trabalho para ele. E, no final das contas, a única coisa que posso fazer é ser duro comigo mesmo e não ter tido o desempenho que deveria ter tido ontem na classificação, obviamente com um erro no Q3. Tem sido uma temporada muito forte até agora, mas neste fim de semana não estive no nível em que deveria estar, e paguei o preço disso hoje".
Nisso, ele ainda foi atrapalhado por um problema intermitente na unidade de potência que fez com que ele perdesse potência durante as 10 voltas iniciais de sua campanha em Baku.

Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Andrew Ferraro / LAT Images via Getty Images
"Infelizmente, tive um grande problema com a unidade de potência por cerca de 10 voltas no primeiro stint, e ainda não sabemos realmente qual é a razão disso, porque ela meio que voltou de uma volta para a outra e não sabemos o que aconteceu", disse ele.
"Portanto, preciso de mais informações sobre isso. Não é como se estivesse lá durante toda a corrida, então eu estava bem no final, mas na fase em que acho que provavelmente tivemos a chance de ultrapassar carros, eu estava preso no DRS e muito lento na reta, então não pude fazer muito na primeira fase depois disso."
Os pilotos da Ferrari marcaram apenas seis pontos no Azerbaijão, com Leclerc ansioso por uma corrida mais quente em Singapura em algumas semanas.
"Acho que nosso carro está lutando um pouco quando está frio, e vimos que a Mercedes tem um desempenho muito, muito forte quando está frio. Ontem, foi um dos únicos carros que realmente fez o motor funcionar no Q3, junto com a Williams, na verdade, que são carros muito fortes em condições frias. Somos mais fortes em condições quentes, e espero que Singapura nos dê isso".
O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, falou sobre o problema da unidade de potência que afetou a corrida de seu piloto.
"Charles teve o problema no motor - não foram cinco décimos por volta, mas foi o suficiente para passar a semana atrás de alguém e não conseguir ultrapassar. E o custo não são os dois décimos que você está perdendo com o motor, são os dois décimos mais a diferença em relação ao carro da frente. Isso, para Charles, foi muito, eu acho, mas no final das contas, a conclusão disso não é - porque é verdade para nós, mas é verdade para Norris - é que, se perdemos algo, foi ontem, não hoje".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.