F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
Pilotos comentaram nesta quinta-feira pré-GP do México sobre as chances do holandês na briga contra a dupla da McLaren
A recuperação de Max Verstappen e sua potencial arrancada pelo pentacampeonato pode ter despertado entusiasmo no paddock da Fórmula 1 mas, pelo jeito, nem todos acreditam que o holandês possa levar mais uma. Charles Leclerc revelou na coletiva pré-GP do México que ficaria "muito surpreso" caso isso realmente acontecesse.
A equipe de Woking vinha dominando a campanha até a pausa de verão - e até mesmo depois, com Oscar Piastri vencendo o GP da Holanda, que abriu o segundo semestre, aumentando sua vantagem sobre Verstappen para 104 pontos.
O atual tetracampeão já havia conquistado duas vitórias em Suzuka e Ímola, graças a pole positions muito marginais e a pilotagens impecáveis no domingo; como a Red Bull continuou trabalhando duro no RB21, apesar dos regulamentos de 2026, Verstappen conquistou quatro vitórias (incluindo uma na sprint) e um segundo lugar nos últimos quatro GPs, reduzindo seu déficit para Piastri para apenas 40 pontos.
Questionado se estava surpreso com a série de resultados de Verstappen, Leclerc respondeu: "Nunca fico surpreso. Max está sempre pilotando em um nível muito alto e, considerando que a Red Bull é provavelmente a equipe que mais focou em desenvolvimentos - acho que a McLaren parou há algum tempo, nós também paramos e a Mercedes e a Red Bull são as duas que focaram por um pouco mais de tempo - não é uma surpresa completa".
Charles Leclerc, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
Mas apesar de Verstappen ter superado Piastri em um ritmo rápido o suficiente que deixa dúvidas sobre as chances de conquistar um título improvável - caso a dinâmica atual persista nas cinco etapas restantes - Leclerc não espera que o holandês chegue a tal ponto.
"Ficarei muito surpreso se ele conseguir vencer o campeonato de onde está", acrescentou o piloto da Ferrari. "Quero dizer, mais uma vez, ele está sempre no topo das coisas e sempre com um desempenho extremamente bom, mas ainda são 40 pontos, e 40 pontos são significativos. Portanto, se eu tivesse que apostar um dólar, provavelmente apostaria nos pilotos da McLaren. Mas nunca se pode descartar Max".
É interessante notar que a opinião de Leclerc difere da da maioria de seus colegas, com os novatos particularmente entusiasmados com as últimas corridas de Verstappen e seu potencial para a conquista do título.
"O que ele está fazendo é incrível", disse Gabriel Bortoleto, que tem Verstappen como amigo. "Digamos que é uma das melhores reviravoltas de um campeonato, na minha opinião, já feitas na história. Vamos ver o que ele pode conseguir".
Max Verstappen, Red Bull Racing, Gabriel Bortoleto, Sauber
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
"Ele não tinha o melhor carro - nem mesmo o carro para ficar entre os três primeiros colocados - na maior parte do ano, e conseguiu ficar na briga pelo título por tanto tempo. E agora eles descobriram algumas coisas boas com o carro, e ele conseguiu apresentar um bom desempenho. Isso já entrou para a história".
"Não me surpreende que ele tenha conseguido fazer isso, mas me surpreende que eles tenham conseguido evoluir tanto o carro desde a pausa de verão. Isso me surpreende, porque não é fácil fazer isso, especialmente quando você já está em um bom nível, como eles estão".
Oliver Bearman foi igualmente elogioso, classificando Verstappen como "o melhor piloto que já esteve na F1".
"Para alguém como eu, um novato que aspira um dia lutar por um mundial, Max é o cara que eu admiro, porque ele é a referência atual para o cara mais talentoso e mais rápido da F1", acrescentou o piloto da Haas. "No início do ano, ele não tinha um carro para competir, mas agora parece que ele tem, e vai ser muito legal ver como esses últimos cinco [GPs] se desenrolam".
Max Verstappen, Red Bull Racing, Oliver Bearman, Haas F1 Team
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images via Getty Images
Verstappen pode até ter uma vantagem no lado psicológico, tendo se tornado mais inabalável do que nunca ao se encontrar em uma posição de azarão que aparentemente lhe convém perfeitamente.
"Com essa filosofia de 'nada a perder', tudo parece ter menos pressão sobre seus ombros e você simplesmente vai lá e manda ver", analisou Carlos Sainz, da Williams. "E ele está maximizando suas chances com essa filosofia".
"Mais uma vez, isso mostra que no esporte é importante nunca desistir", acrescentou Pierre Gasly, da Alpine. "A temporada é muito longa. Não vou mentir, estou até um pouco surpreso por ele ter voltado tão rápido e tão perto da frente. Mais uma vez, acho que é apenas uma grande prova de resiliência e de estar sempre tentando".
"Vamos ver o que acontece neste fim de semana, mas tenho certeza de que ele está aumentando a pressão sobre os dois caras da McLaren. Lando pode vencer? Sim. Piastri pode vencer? Sim. Max pode vencer? Sim. Portanto, acho que será uma grande batalha pelo campeonato".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.