Recomendado para você

'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo
NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track

NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track

NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track
Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

Fórmula 1
Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

F1: Leclerc quebra recorde de Vettel na Ferrari; saiba mais

Piloto agora detém o maior número de pontos somados na história da Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Jayce Illman - Getty Images

Depois de ser desclassificado no GP da China porque seu carro não cumpria a regra de peso mínimo ao fim da corrida da Fórmula 1, Charles Leclerc fez o possível para se redimir e conquistar o máximo de pontos no Japão.

O monegasco terminou na quarta posição em uma corrida complicada e sem muitas ultrapassagens, mas o resultado foi o suficiente para que ele conseguisse superar Sebastian Vettel em um recorde na Ferrari.

Leia também:

Leclerc estreou pela Ferrari em 2019 e já em seu primeiro ano somou 264 pontos, finalizando aquela temporada como quarto colocado. Nos dois anos seguintes, ele não teve resultados muito expressivos - marcou 98 pontos em 2020 e 159 em 2021.

Foi em 2022 que ele conseguiu dar a 'volta por cima' e conquistar o seu segundo maior número de pontos em uma única temporada - 308 e a vice-liderança do mundial. Já no ano seguinte foram mais 206 para a conta e em 2024 mais 356, totalizando 1.391, já bem perto de Vettel - 1.400.

Agora, depois de três corridas do calendário de 2025, o monegasco alcançou a marca de 1.411, tomando para si o título de pilotos com o maior número de pontos conquistados pela Ferrari.

Top 10 pilotos com o maior número de pontos pela Ferrari

  1. Charles Leclerc - 1.411
  2. Sebastian Vettel - 1.400
  3. Fernando Alonso - 1.190
  4. Kimi Raikkonen - 1.080
  5. Michael Schumacher - 1.066
  6. Carlos Sainz - 900,5
  7. Felipe Massa - 789
  8. Rubens Barrichello - 412
  9. Niki Lauda - 242,5
  10. Gerhard Berger - 182

É importante destacar que o sistema de pontuação da F1 mudou ao longo dos anos e os pilotos das gerações mais antigas enfrentaram distribuições diferentes. Por exemplo, entre 1950 e 1959, o vencedor da corrida só somava oito pontos e apenas os cinco primeiros colocados pontuavam.

Até 2009, o máximo de pontos que um piloto poderia conquistar era na marca de dez. E foi apenas em 2010 que todo o top-10 começou a ganhar bônus nas corridas.

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Red Bull descarta "difícil" título de construtores e se concentra em penta de Verstappen
Próximo artigo F1: Ferrari está indecisa em qual corrida aplicará atualização

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros