F1: McLaren detona chefe da Alpine por dizer que Piastri não tem integridade: "Não tem credibilidade para fazer acusações"
Essa não é a primeira vez em que Zak Brown e Otmar Szafnauer se envolvem em uma guerra declaratória
A guerra entre McLaren e Alpine pelo jovem australiano Oscar Piastri para uma vaga na temporada 2023 da Fórmula 1 segue pegando fogo. Um dia após o chefe da equipe francesa, Otmar Szafnauer, acusar Piastri de falta de integridade, o CEO do time britânico, Zak Brown, detonou o romeno, falando que ele não tem credibilidade para fazer acusações sobre a ética de alguém.
Piastri se encontra no meio de uma disputa sobre seu futuro. A Alpine afirma ter um contrato em vigor que o permite colocá-lo na equipe em 2023, mas o próprio australiano já havia dito que não correria pela marca francesa, tendo um acordo com a McLaren para substituir Daniel Ricciardo.
E a possível saída de Piastri não foi bem recebida por Szafnauer, que disse na sexta-feira em Spa que esperava mais integridade do australiano após o apoio dado pela Alpine em sua carreira nas categorias de base. Mas o comentário do romeno não caiu bem no CEO da McLaren, que detonou o rival.
"No final das contas, não sei dos detalhes do relacionamento entre eles, então acho que seria injusto para mim tomar uma posição de qualquer lado, simplesmente porque não sei", disse Brown à Sky Sports F1.
"Mas julgando pelos acontecimentos recentes, o modo como Fernando [Alonso] anunciou sua saída, pegando Otmar de surpresa, além do fato dele ter sido alvo recente de uma multa de 15 pontos e 400 mil euros, não sei se ele tem o nível mais alto de credibilidade para fazer acusações sobre ética".
A multa que Brown se referiu foi o resultado final da novela dos dutos de freio envolvendo a Racing Point em 2020, quando Szafnauer ainda era chefe da equipe. O time de Silverstone foi julgado culpado de utilizar um processo ilegal de design.
Otmar Szafnauer, Team Principal, Alpine F1, Pat Fry
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Na quinta, Alonso revelou que Szafnauer não teve envolvimento nas negociações sobre um novo contrato dele na Alpine e, por isso, não foi informado sobre sua ida para a Aston Martin antes do anúncio oficial.
Essa não é a primeira guerra declaratória entre os dois dirigentes. Em meio à novela dos dutos em 2020, Szafnauer alegou que Brown "não tinha ideia do que falava", e que o britânico "sabe mais sobre corridas históricas do que F1".
Na segunda-feira (29), a Junta de Reconhecimento de Contratos irá analisar o caso envolvendo Alpine, McLaren e Piastri, definindo o futuro do australiano.
Veja uma volta em Spa-Francorchamps, sede do GP da Bélgica de F1
Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.