F1: Mercedes sabe momento no qual errou no desenvolvimento do W13
Após meses de teste e acertos e erros, equipe alemã sabe qual decisão que levou o W13 aos problemas vividos em 2022

A trajetória da Mercedes na Fórmula 1 2022 foi bem complicada, devido a uma interpretação errônea do novo regulamento técnico da categoria, criando um carro que chegou a brigar para não cair no Q1. Mas, com o passar dos meses, voltou a ser um candidato sério à luta por pódios e, quem sabe, vitórias.
Em Brackley, a equipe tem consciência dos equívocos no processo de desenvolvimento do W13, mesmo com o avanço convertido em 15 pódios ao longo do ano com George Russell e Lewis Hamilton. Com isso, a equipe se encontra na luta pelo vice-campeonato a duas provas do fim, a 40 pontos da Ferrari.
Toto Wolff reconheceu que houve uma confusão da parte da equipe, sinalizando ainda o momento exato em que os problemas da Mercedes começaram: "Acho que agora entendemos melhor onde que erramos com o carro. Quase podemos voltar a uma decisão que tomamos em outubro do ano passado".
O austríaco assinalou o solo e a altura do carro como os principais pontos nos quais o desenvolvimento focou: "Pensamos que poderíamos correr com o assoalho no chão, mas não tivemos como".
"Assim, foi sobre dar pequenos passos, e enquanto nossa trajetória é uma crescente, mesmo com pequenos contratempos, acredito que estamos em um caminho positivo", disse à Sky Sports F1.
Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes, também foi um nome muito ativo no trabalho em cima do W13 e, assim como Wolff, fixou a data que mudou a trajetória da equipe para pior, concordando com outubro do ano passado.
"Imagino que Toto se referia a uma fase de muitas experimentações e testando coisas nos fins de semana de corrida para aprender e aperfeiçoar a direção do nosso desenvolvimento no futuro".
"Nos últimos meses, aumentamos nossos testes, e o resultado nos levou a entender os problemas que tivemos no desenvolvimento do carro. Estamos voltando ao começo da temporada, quando o carro sequer rodava direito".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.