F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
Equipe austríaca tentou interferir nas marcações do grid da McLaren antes da corrida principal em Austin
Lando Norris riu da tentativa da Red Bull de sabotar sua largada no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 porque o piloto da McLaren “não precisava” da fita.
A Red Bull foi multada em 50 mil euros, com metade da multa suspensa, após a corrida de Austin no último fim de semana porque um membro da equipe desobedeceu as instruções dos comissários ao acessar o grid durante a volta de formação.
O objetivo era remover uma faixa de fita deixada pela McLaren para ajudar Norris a posicionar corretamente seu carro nos colchetes do grid, antes de largar em segundo lugar, atrás de Max Verstappen.
Mas não teve o efeito desejado, já que a fita da McLaren tinha um material que deixaria uma marca no muro dos boxes ao ser removida, e Norris tratou do assunto antes do GP do México deste fim de semana.
“Bom trabalho deles, porque podem fazer isso”, disse Norris, que acabou terminando em segundo lugar atrás de Verstappen no COTA. “Mas não fez diferença, eu nem usei a fita, então foi ainda mais engraçado porque eu não precisava dela, só colocamos ali por precaução. Então ficou ainda mais engraçado porque eles levaram uma punição por isso e eu nem precisei".
“Eles também tentaram removê-la e não conseguiram porque fizemos ela especial para que não pudessem tirar. Foi só divertido, pequenas missões paralelas, acho, para as equipes se entreterem. Mas sim, nós é que estávamos rindo disso".
Lando Norris, McLaren
Foto: Ronald Vording
Apurou-se que a McLaren vem fazendo isso com Norris desde que ele recebeu uma penalidade de cinco segundos no GP do Bahrein, em abril, por ultrapassar demais o colchete do grid na largada. Austin também não foi a primeira vez que a Red Bull tentou interferir nos marcadores da equipe britânica, tendo tentado uma manobra semelhante na corrida anterior, em Singapura.
Mas a McLaren já esperava isso na ocasião, deixando um recado de “melhor sorte da próxima vez” embaixo da fita em Marina Bay e Norris afirmou que a Red Bull também tentou algo parecido na Itália, um mês antes de Singapura.
Marcadores são comuns no grid devido à visão restrita dentro do cockpit, mas o piloto de 25 anos disse que só os usa em casos extremos.
“Eu nem usei, porque só usei a linha do grid”, acrescentou Norris. “Disse que usaria caso a fita estivesse um pouco para a direita ou algo assim e você não conseguisse ver a linha. É só um plano B, se eu precisar".
“Usei por um tempo e eles já tentaram remover em Monza ou em alguns outros lugares. Por isso fizemos ela tipo os adesivos da F1 que você nunca consegue tirar da janela".
“Foi engraçado tentar ver eles tirando e não dando certo. Vou continuar usando. Às vezes nem uso porque fica quase longe demais. Às vezes uso, mas em 95% das corridas agora uso a marcação do grid. Então acho que por isso foi ainda melhor".
McLaren e Red Bull estão atualmente disputando o título de pilotos de 2025. Oscar Piastri lidera a classificação, 14 pontos à frente do companheiro de equipe Norris, enquanto Verstappen está em terceiro, 40 pontos atrás do líder, com cinco etapas restantes.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.