F1: Novo assoalho da Ferrari mira erradicação do porpoising; saiba mais
Novidade do time italiano já havia sido brevemente testada no dia de filmagem mais cedo nesta semana
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Ferrari ousou, trazendo um novo assoalho para o SF-23 no GP da Áustria de Fórmula 1, mesmo com uma janela bem limitada de testes devido à corrida sprint. Introduzida no dia de filmagem feito em Maranello esta semana, a Ferrari tem muita fé no componente, que visa tornar a plataforma aerodinâmica mais estável, podendo extrair do carro o potencial ainda não visto.
Além do assoalho, temos novidades na asa dianteira, no bico e na cobertura do motor, com mais saídas de ar. O objetivo é dar continuidade aos indícios positivos surgidos no Canadá, onde os engenheiros tiveram a certeza de que o resultado é fruto de crescimento, e não mais uma ilusão.
Ferrari SF-23
Photo by: Giorgio Piola
No dia de filmagem, já havíamos destacado o novo design do desviador de fluxo, mais externo às bocas dos túneis Venturi: este elemento é essencial para controlar a turbulência da roda dianteira, evitando que os redemoinhos de ar sujo influenciem negativamente o assoalho na zona de baixa pressão. A borda de ataque é mais aberta para o exterior e o desenho lateral teve uma mudança, aumentando sua superfície.
Outra novidade são os transportadores de fluxo que dividem os túneis Venturi sob o assoalho: agora eles se projetam a partir da boca, com um design mais arredondado, semelhante ao RB19 da Red Bull. Na frente da roda traseira, o corte que a Ferrari havia sido pioneira desapareceu.
Ferrari SF-23
Photo by: Giorgio Piola
Este é um assoalho definido anteriormente como "tridimensional", por mostrar saliências vistosas: foram introduzidos alguns... 'pulmões', que reduzem a pressão em certos pontos do assoalho e que permitem, graças à expansão do fluxo, uma limitação do porpoising. A primeira corrida do modelo, na Áustria, terá que dar respostas eloquentes sobre a linha de desenvolvimento de Maranello.
Ferrari SF-23
Photo by: Giorgio Piola
Red Bull e Aston Martin abriram as portas e agora as outras equipes estão seguindo o caminho. Frédéric Vasseur está otimista e, pelas declarações de ontem, os pilotos parecem seguir o mesmo caminho. Agora é hora de ver se isso corresponde na pista...
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.