F1: Piastri fatura pole no Bahrein, com apenas Norris 6º; Bortoleto é 18°
Com a temperatura mais amena, pilotos tiveram mais chances de fazerem voltas mais fortes e com menos degradação dos pneus
Piloto australiano da McLaren na Fórmula 1, Oscar Piastri cravou neste sábado a pole position para o GP do Bahrein, quarta de 24 etapas da temporada 2025, com largada ao meio-dia (Brasília) deste domingo, com transmissão da Band e cobertura do Motorsport.com e Motorsport.tv Brasil no YouTube.
Se os últimos sábados foram cruciais para o resultado final no domingo da Fórmula 1, este pode acabar mudando a situação que já se repete há três fins de semana, isso porque a pista do Bahrein está enfrentando mudanças rápidas de temperatura.
Durante o último treino livre, a pista estava sendo medida com temperatura de 43°C. Para a classificação, o traçado alcançou apenas 31°C, o que diminui bastante a degradação dos pneus.
Q1
Os primeiros carros a irem para a pista foram os de cor verde: Aston Martin e Sauber, apesar de Gabriel Bortoleto ter demorado um pouco mais que seu companheiro de equipe.
Provando que a diferença de temperatura afeta nos tempos de volta, as primeiras marcações, com pneus macios, já estavam na casa de 1min32s, um pouco mais de um segundo a menos do que o melhor tempo feito por Oscar Piastri no TL3 (1min31s646).
O australiano conseguiu bater seu próprio tempo, abaixando pouco mais de 0s3, enquanto Lando Norris subiu para a ponta com 1min31s107.
Yuki Tsunoda teve sua volta deletada e, por esse motivo, precisou correr contra o tempo para tentar se classificar. Max Verstappen, por sua vez, cometeu um erro e não conseguiu marcar nenhum tempo bom. O tetracampeão retornou para os boxes, avisando que havia algum problema com seu carro.
Bortoleto não conseguiu subir muito o grid. Faltando três minutos para o fim, ele estava apenas à frente das duas Red Bulls, em 18° lugar, enquanto Nico Hulkenberg já havia conseguido subir para a 10° posição. Mas, faltando um minuto para o fim, o brasileiro apertou tudo que conseguiu o 12° melhor tempo, mas não conseguiu manter a posição, terminando apenas como 18°.
Oliver Bearman, Lance Stroll, Bortoleto, Liam Lawson e Alexander Albon foram eliminados no Q1, ficando com as posições no 'fundão' do grid.
No rádio, Lawson foi informado que seu DRS estava com problemas e, por esse motivo, ele não conseguiu fazer uma boa volta. Caso isso não tivesse acontecido, a equipe analisou que ele poderia ter ido para o Q2.
Q2
Antes mesmo que qualquer piloto pudesse conseguir marcar uma boa volta, Esteban Ocon perdeu o carro na Curva 3 e acabou batendo, causando um belo prejuízo para a Haas.
A dupla da McLaren foi a primeira a andar marcando 1min30s, com Piastri superando Norris pela ponta por apenas 0s106.
George Russell e Andrea Kimi Antonelli foram liberados antes do permitido das garagens, mas a FIA decidiu investigar apenas após a sessão, uma vez que não causou nenhuma colisão.
Faltando menos de dois minutos para o fim da sessão, Lewis Hamilton, Max Verstappen, Isack Hadjar, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda ainda não tinham marcado nenhum tempo. O tetracampeão, inclusive, precisou voltar para os boxes antes do planejado, aparentemente com problemas.
Ocon, Alonso, Hulkenberg, Jack Doohan e Hadjar foram os eliminados do Q2, com Pierre Gasly surpreendendo ao andar 'colado' nas McLarens, atrás de Piastri por apenas 0s189.
Q3
Entre os 10 pilotos que passaram para o Q3, apenas Gasly e Albon estavam sem suas duplas. Por outro lado, os 'pares' da Ferrari, Red Bull, Mercedes e McLaren apareceram juntos.
Tentando fazer uma boa volta, Verstappen avisou no rádio que estava com problemas nos freios, dizendo que eles estavam muito soltos e ele "não conseguia frear de jeito nenhum".
Piastri acertou a volta nos últimos segundos, ficando com a pole position, tendo Russell e Charles Leclerc fechando o top 3.
Ordem de largada do GP do Bahrein após punição a Russell e Antonelli:
1 Oscar Piastri (McLaren)
2 Charles Leclerc (Ferrari)
3 George Russell (Mercedes)
4 Pierre Gasly (Alpine)
5 Kimi Antonelli (Mercedes)
6 Lando Norris (McLaren)
7 Max Verstappen (Red Bull)
8 Carlos Sainz (Williams)
9 Lewis Hamilton (Ferrari)
10 Yuki Tsunoda (Red Bull)
11 Jack Doohan (Alpine)
12 Isack Hadjar (Racing Bulls)
13 Fernando Alonso (Aston Martin)
14 Esteban Ocon (Haas)
15 Alex Albon (Williams)
16 Nico Hulkenberg (Sauber)
17 Liam Lawson (Racing Bulls)
18 Gabriel Bortoleto (Sauber)
19 Lance Stroll (Aston Martin)
20 Ollie Bearman (Haas)
PIASTRI BATE RUSSELL e é o POLE barenita! Norris 6º, Max 7º, BORTOLETO 18º. Hamilton 9º x Leclerc 3º
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.