F1: Por que Piastri não cumprirá punição de Baku em Singapura?
Líder do campeonato foi punido em cinco segundos por queimar a largada e as novas diretrizes explicam situação em caso de abandono
O sistema de aplicação de punições da Fórmula 1 já é controverso o suficiente, mesmo se não explorarmos o assunto do que acontece em situações onde os pilotos não conseguem cumprir uma penalização durante a etapa. Isso aconteceu com Oscar Piastri no Azerbaijão, já que o piloto bateu antes mesmo de completar a primeira volta.
Os regulamentos esportivos da F1 incluem uma estipulação de que quando "um piloto não puder cumprir a penalidade por não estar classificado, os comissários poderão impor uma penalidade de perda de posições no grid ao piloto na próxima corrida".
Portanto, quando o australiano causou uma 'bagunça' na largada da corrida -- começando antes das luzes se apagarem de fato, parando e tentando resolver o problema com o anti-stall -- uma penalidade seria inevitável.
A penalidade por queimar a largada ou estar fora de posição no grid é uma penalidade de 5 ou 10 segundos, ou um drive-through, dependendo da magnitude da infração.
Piastri recebeu uma penalidade de tempo de 5s, mas isso não será convertido em uma penalidade de grid para Singapura.
No início deste ano, para esclarecer melhor quais penalidades são aplicadas e quando, a FIA publicou seu documento de diretrizes para penalidades e pontos de penalidades. Anteriormente disponível apenas para a equipe da FIA, o documento entrou em domínio público pela primeira vez.

Lando Norris, McLaren
Foto de: James Sutton / Motorsport Images via Getty Images
O documento foi publicado após o GP do Canadá, onde houve uma pequena polêmica sobre a penalidade de 5s de Lando Norris por colidir com Piastri. Como o britânico já havia abandonado, mas tinha completado voltas suficientes para ser classificado nos resultados, os 5s foram adicionados ao seu tempo de corrida.
Houve quem considerasse isso uma sanção sem efeito, uma vez que não se tratava de uma penalidade.
Assim, as diretrizes da FIA esclareceram o motivo de não converter a penalidade em um evento subsequente. O documento inclui uma nota que esclarece quando as penalidades são transferidas:
"Nos casos em que houver uma única penalidade de 5s que um piloto não possa cumprir devido a um abandono, os Comissários Desportivos não a converterão em uma penalidade de grid para uma corrida subsequente. No entanto, se houver mais de uma penalidade, os Comissários podem converter as penalidades de 5s (e outras) em uma penalidade de grid".
A justificativa para isso é que as infrações de menor gravidade normalmente atraem a penalidade mais baixa - 5s -, portanto, levá-las adiante em uma penalidade de grid seria considerado excessivo.
Nesse caso, Piastri não recebeu nenhuma vantagem competitiva ao queimar a largada - ele não só parou imediatamente, como também não interferiu na corrida de nenhum outro competidor antes de se eliminar ao bater no muro.
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.