Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

F1: Sidepods downwash não são o motivo de dominância da Red Bull, afirma diretor técnico da Mercedes

James Allison acredita que a vantagem da rival está em outros aspectos como o assoalho

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

O diretor técnico da Mercedes, James Allison, insiste que a escolha do sidepod downwash da Red Bull não é a razão pela qual ela está dominando a Fórmula 1 - embora outros já tenham ido nessa direção.

Leia também:

O início da nova era de efeito solo da F1 testemunhou algumas variações interessantes nos sidepods, com a Red Bull sendo uma das muitas a adotar o que é conhecido como um projeto downwash. Em outros lugares do grid, a Ferrari tinha sua solução de 'banheira' e a Mercedes optou por seus zeropods. 

Mas, como as equipes passaram a entender melhor o que é necessário para extrair o melhor desempenho do conjunto de regras atuais e também onde está o melhor potencial de desenvolvimento, a ideia do downwash parece estar vencendo. 

Tanto a Ferrari quanto a Mercedes mudaram seus projetos nessa direção como parte de revisões mais amplas de seus carros, o que parece ter proporcionado avanços muito necessários. 

Apesar desse progresso e de uma convergência geral sobre a ideia de design da Red Bull, Allison acha que é errado sugerir que os sidepods são um fator fundamental para explicar o desempenho das equipes - especialmente porque ele deixa claro que todos os designs estão efetivamente tentando replicar a ideia de 'downwash'. 

"Eu ficaria surpreso se houvesse um sidepod no grid, o nosso antes, o nosso depois, qualquer um, que não fosse um sidepod downwashing", explicou Allison. Eles têm sido downwash há anos, e suspeito que continuarão assim por alguns anos também."

Mercedes updated its sidepods at the Monaco Grand Prix

A Mercedes atualizou seus sidepods no Grande Prêmio de Mônaco

Foto de: Erik Junius

"Continuo sugerindo que a razão pela qual a Red Bull está superando o resto de nós não está nos detalhes de seu sidepod, nem [explica] o aumento no ritmo da Mercedes com nossa atualização. Também não está particularmente ligado ao sidepod. Eles simplesmente não são um recurso tão importante". 

Mas, embora o impacto geral do design dos sidepods seja muito menor do que os assoalhos, o diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, sugere que eles são essenciais para o pacote geral de desempenho. 

"Não há dúvida de que os sidepods são essencialmente recursos de ajuste de fluxo", disse Fallows, cuja equipe levou adiante a ideia da variação do downwash. "São coisas que condicionam o fluxo para a traseira do carro, mas também ajudam o assoalho a funcionar.  

"A filosofia que adotamos, que agora está sendo mais adotada em todo o grid, é obviamente algo que também ajuda o conceito de assoalho a funcionar. Embora, por si só, talvez as melhorias reais de desempenho da carroceria não sejam tão grandes, ela ajuda todo o resto a funcionar. Portanto, é uma característica muito importante do carro."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Allison 'põe fim' ao desenvolvimento do W14 na Mercedes: "Já estou pensando no próximo"
Próximo artigo F1: Ferrari traz asa dianteira revisada para o GP da Áustria; saiba mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros