F1: Sidepods downwash não são o motivo de dominância da Red Bull, afirma diretor técnico da Mercedes
James Allison acredita que a vantagem da rival está em outros aspectos como o assoalho
O diretor técnico da Mercedes, James Allison, insiste que a escolha do sidepod downwash da Red Bull não é a razão pela qual ela está dominando a Fórmula 1 - embora outros já tenham ido nessa direção.
O início da nova era de efeito solo da F1 testemunhou algumas variações interessantes nos sidepods, com a Red Bull sendo uma das muitas a adotar o que é conhecido como um projeto downwash. Em outros lugares do grid, a Ferrari tinha sua solução de 'banheira' e a Mercedes optou por seus zeropods.
Mas, como as equipes passaram a entender melhor o que é necessário para extrair o melhor desempenho do conjunto de regras atuais e também onde está o melhor potencial de desenvolvimento, a ideia do downwash parece estar vencendo.
Tanto a Ferrari quanto a Mercedes mudaram seus projetos nessa direção como parte de revisões mais amplas de seus carros, o que parece ter proporcionado avanços muito necessários.
Apesar desse progresso e de uma convergência geral sobre a ideia de design da Red Bull, Allison acha que é errado sugerir que os sidepods são um fator fundamental para explicar o desempenho das equipes - especialmente porque ele deixa claro que todos os designs estão efetivamente tentando replicar a ideia de 'downwash'.
"Eu ficaria surpreso se houvesse um sidepod no grid, o nosso antes, o nosso depois, qualquer um, que não fosse um sidepod downwashing", explicou Allison. Eles têm sido downwash há anos, e suspeito que continuarão assim por alguns anos também."
A Mercedes atualizou seus sidepods no Grande Prêmio de Mônaco
Foto de: Erik Junius
"Continuo sugerindo que a razão pela qual a Red Bull está superando o resto de nós não está nos detalhes de seu sidepod, nem [explica] o aumento no ritmo da Mercedes com nossa atualização. Também não está particularmente ligado ao sidepod. Eles simplesmente não são um recurso tão importante".
Mas, embora o impacto geral do design dos sidepods seja muito menor do que os assoalhos, o diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, sugere que eles são essenciais para o pacote geral de desempenho.
"Não há dúvida de que os sidepods são essencialmente recursos de ajuste de fluxo", disse Fallows, cuja equipe levou adiante a ideia da variação do downwash. "São coisas que condicionam o fluxo para a traseira do carro, mas também ajudam o assoalho a funcionar.
"A filosofia que adotamos, que agora está sendo mais adotada em todo o grid, é obviamente algo que também ajuda o conceito de assoalho a funcionar. Embora, por si só, talvez as melhorias reais de desempenho da carroceria não sejam tão grandes, ela ajuda todo o resto a funcionar. Portanto, é uma característica muito importante do carro."
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