Fórmula 1 GP de Las Vegas

F1 - Vasseur: Explosão de Leclerc no rádio de Las Vegas "não é um problema"

Monegasco se irritou com a ultrapassagem de Sainz no GP de Las Vegas

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc causou polêmica após uma explosão da ira no rádio logo após ser ultrapassado por Carlos Sainz no GP de Las Vegas. O sentimento veio logo depois do monegasco ser avisado pela Ferrari que eles não iriam disputar por posições.

A mensagem contou com palavrões e Leclerc disse que "ser bonzinho me fode", mas, apesar da repercussão controversa, Fred Vasseur, chefe da equipe de Fórmula 1, não está muito preocupado e não acredita que isso será um problema.

Leia também:

Leclerc parecia estar no caminho certo para ultrapassar seu companheiro de equipe durante a última rodada de paradas, já que o espanhol defendeu, pelo rádio, a necessidade de um pitstop mais cedo.

Sainz foi chamado no final da 28ª volta, uma volta depois de entrar na pista de entrada dos boxes e depois sair porque a equipe de box da Ferrari não estava pronta para ele. Leclerc fez sua parada três voltas depois e saiu logo à frente de Sainz.

Mas o espanhol ignorou um aviso pelo rádio para não ultrapassar Leclerc, que estava saindo, e fez a manobra na curva 4 para assumir a quarta posição, que depois se tornou a terceira quando os dois ultrapassaram Max Verstappen.

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Leclerc ficou irritado com o fato e, no final da corrida, deixou seus sentimentos claros pelo rádio para o engenheiro Bryan Bozzi.

Rádio pós-corrida de Leclerc

Bozzi: Acelere, por favor.
Leclerc: Sim, o que você quiser, como sempre. 
BB: Charles, você fez seu trabalho. Ok, obrigado. 
CL: Sim, sim, sim. Sim, fiz meu trabalho, mas ser gentil me fode o tempo todo, o tempo todo. Não é nem mesmo ser gentil, é apenas ser respeitoso. 
BB: Charles...
CL: Eu sei que preciso calar a boca, mas em um ponto é sempre a mesma coisa, então, meu Deus. 
BB: Ok, mas de qualquer forma, você fez a coisa certa para a equipe. 
BB: E pegue, por favor. 
CL: Sim, sim, pegue a porra do que quisermos. Merda, merda, merda... e o rádio está ligado. Desculpe-me, a culpa foi minha. 
CL: E a culpa é minha pelo primeiro turno, eu também estava dirigindo mal. 

Vasseur disse que o incidente estava sendo discutido, mas não achava que seria um problema entre seus dois pilotos. Ele explicou que, embora a Ferrari tenha tentado não perder tempo com a briga entre os pilotos, Leclerc também estava esperando muito para fazer a troca de pneus.

Ele disse que a crítica de Leclerc provavelmente se devia ao fato de ele não ter uma visão completa da situação, e que era difícil evitá-la - e acrescentou que a tentativa anterior de Sainz de fazer um pitstop havia sido negada devido à lacuna no tráfego.

"Não estou nem um pouco preocupado. Acho que, mais uma vez, é sempre a mesma história: eles têm que fazer comentários ou não têm que fazer comentários", disse Vasseur.

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, diretor de equipe e gerente geral da Scuderia Ferrari

Foto de: Ferrari

"Eles estão fazendo comentários sobre a volta [de desaceleração] e nem sempre têm o quadro completo. Vamos discutir e isso não será um problema".

"Temos que evitar brigar, mas, nesse estágio, acho que, ao abrir o stint, você tem que estar do lado da direção, e Carlos já estava na terceira ou quarta volta dos stints".

"Acho que é mais o fato de que a situação estava realmente difícil para todos, mas vamos discutir isso hoje à noite. Não será um problema".

"Quando estávamos discutindo com Carlos sobre o pitstop, eu estava explicando que ele estava na sombra de [Liam] Lawson, talvez [Yuki] Tsunoda, e ele queria fazer o pit, mas queríamos mantê-lo na pista".

"Estávamos discutindo assim e, no topo, tivemos que trocar e foi um pouco caótico, mas quando eles estão no carro, eles têm sua própria visão da corrida".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: 10 momentos que deram o título de 2024 a Verstappen
Próximo artigo F1 - Sainz: "Esclarecimento sobre Leclerc? Não é necessário, é entre nós"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil