Recomendado para você

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

F1: Veja a razão por trás da má largada de Leclerc em Ímola

Piloto monegasco perdeu algumas posições no início da corrida e ficou em quarto lugar no final da primeira volta

Charles Leclerc, Ferrari starting place

Charles Leclerc perdeu algumas posições na largada do GP da Emilia Romagna da Fórmula 1.

No entanto, o Motorsport.com descobriu que não foi uma má jogada do piloto da Ferrari, mas sim um fator externo agravado pela chuva.

Leclerc, na corrida de sprint, teve uma brilhante largada do segundo lugar do grid e assumiu a liderança, enquanto no domingo, da mesma posição, o monegasco perdeu 'terreno' no início e ficou em quarto lugar no final da primeira volta.

Leia também:

A primeira largada do fim de semana aconteceu em pista seca e com pneus slick, enquanto a segunda foi em pista molhada, com pneus intermediários. Imagens mostraram que a fila que largava atrás de Leclerc derrapou mais do que aqueles que estavam atrás da Red Bull na pole position, mas o Motorsport.com quer trazer uma pequena história sobre a qual ninguém falou.

Charles Leclerc subito al comando della Sprint Race dopo uno scatto perfetto

Charles Leclerc subito al comando della Sprint Race dopo uno scatto perfetto

Foto por: Steve Etherington / Motorsport Images

Giorgio Piola, nosso especialista técnico, estava no grid tirando fotos dos carros de Fórmula 1 quando quase escorregou ao passar pelo F1-75 de Leclerc. O repórter estava usando sapatos de sola de borracha e ficou muito surpreso com a completa falta de aderência em uma faixa de asfalto que havia sido pintada para cobrir a linha da largada anterior.

"Temo que Leclerc corra o risco de fazer uma má largada", disse Piola momentos antes em uma ligação para colegas do Motorsport.com Itália.

"Entre os eixos dianteiro e traseiro de sua Ferrari há um trecho de asfalto terrivelmente escorregadio com a chuva e eu quase caí. Posso imaginar o que pode acontecer com Charles porque não há aderência..."

La piazzola di partenza numero 2 di Imola

La piazzola di partenza numero 2 di Imola

Foto: Roberto Chinchero

E, de fato, o primeiro movimento do carro do monegasco quando as luzes se apagaram foi repentino, derrapando logo depois com as rodas traseiras perdendo aderência.

Nas imagens que mostramos, tiradas após a corrida por Roberto Chinchero, quando o asfalto estava seco, você pode ver claramente a faixa na pista que foi tratada para cobrir o que estava por baixo: os dados de telemetria da Ferrari podem confirmar se de fato Leclerc começou a derrapar, não tanto por uma má largada, mas por uma aderência diferente no asfalto que frustrou todos os testes que haviam sido feitos justamente para evitar esse problema...

Ecco la striscia di asfalto bitumata nella seconda piazzuola della griglia, quella di Leclerc

Ecco la striscia di asfalto bitumata nella seconda piazzuola della griglia, quella di Leclerc

Foto: Roberto Chinchero

VÍDEO: Como definir a 'draga' de Hamilton no começo da F1 2022?

Assine o canal do  Motorsport.com  no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no  canal do Motorsport.com.  inscrever-se já, dê o  like  ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast debate GP da Emilia Romagna, com vitória dominante de Verstappen

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Jos Verstappen "gostou" de ver Max dando voltas em Hamilton depois de "tudo o que aconteceu" em 2021
Próximo artigo F1 - McLaren se anima com pódio em Ímola: progresso é real

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros