F1: Verstappen confirma favoritismo e faz a pole do GP da Holanda em classificação marcada por batidas; Hamilton é 2º
Sessão que definiu o grid de largada para o GP da Holanda teve duas interrupções após batidas da dupla da Williams
Neste sábado, a Fórmula 1 realizou a classificação que definiu o grid de largada para o GP da Holanda. E em uma sessão movimentada em Zandvoort, que contou com duas bandeiras vermelhas devido à batidas de George Russell e Nicholas Latifi, Max Verstappen confirmou o favoritismo, garantindo a pole position para a corrida em casa.
Já Lewis Hamilton sai da segunda posição no domingo, tendo ao seu lado o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas. Completam o top 10 do grid de largada do domingo: Pierre Gasly, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo.
O sábado em Zandvoort foi bastante movimentado. Verstappen, que se livrou de uma punição por uma ultrapassagem sob bandeira vermelha, voou no TL3, liderando com a volta mais rápida do fim de semana até então: 01min09s623. Já Kimi Raikkonen anunciou o diagnóstico positivo para Covid-19, sendo afastado do resto do fim de semana e substituído por Robert Kubica na Alfa Romeo.
Q1
Mesmo com toda a preocupação com o tráfego, a regressiva de 18 minutos teve um início lento, com poucos carros saindo de cara. Entre os primeiros a saírem, Latifi foi o mais rápido, com uma volta em 01min11s699.
As duplas da Mercedes e da Red Bull saíram dos boxes após quase cinco minutos de sessão. Enquanto Verstappen estava de macios, Hamilton e Bottas foram de médios. Após as primeiras voltas, o holandês liderava com 01min10s036, com Hamilton em segundo a 0s078.
No final do Q1, Verstappen, Hamilton, Bottas e Gasly optaram por não fazer mais voltas, enquanto do sexto para baixo todos voltaram à pista por causa da pequena diferença para os que estavam na zona de eliminação, mudando a classificação final.
Leclerc terminou o Q1 na ponta, com 01min09s829, 0s193 à frente de Sainz. Verstappen foi o terceiro, com Giovinazzi em quarto e Latifi em quinto. Completaram o top 10: Hamilton, Ocon, Bottas, Ricciardo e Gasly.
Foram eliminados no Q1, ocupando as posições de 16º a 20º, respectivamente: Sergio Pérez, Sebastian Vettel, Robert Kubica, Mick Schumacher e Nikita Mazepin
Q2
Após Sergio Pérez ser eliminado no Q1 por não conseguir fazer uma última volta rápida devido ao tráfego, Verstappen não perdeu tempo e foi o primeiro a sair dos boxes quando foi iniciada a regressiva de 15 minutos no Q2.
O holandês surpreendeu ao sair de pneus macios em vez dos médios, já que a melhor volta do Q2 determina com qual composto o piloto largará no domingo, e marcou de cara 01min09s071. Pouco depois, Hamilton e Bottas também saíram de macios. Ambos ficaram a cerca de sete décimos do holandês.
Apenas na metade da sessão que todos marcaram tempos. Verstappen se mantinha à frente, mas com Leclerc e Gasly se colocando entre ele e Hamilton e Bottas, que estavam em quarto e quinto.
A 03min53s do fim, Russell perdeu o controle da Williams, rodou e foi parar na brita, batendo de leve na barreira de pneus. A direção de provas acionou automaticamente a bandeira vermelha, mesmo que o britânico tenha conseguido sair sozinho e voltar aos boxes, para que os fiscais pudessem limpar a brita que ele trouxe para a pista.
A sessão foi reiniciada cerca de dez minutos depois. Mas a bandeira verde durou pouco. A 01min38s do fim do Q2, foi a vez de Latifi perder o controle do carro e bater com força sua Williams na barreira de proteção, levando a mais uma paralisação.
Michael Masi optou por não reiniciar a sessão, encerrando o Q2 com os mesmos resultados do momento da batida de Russell. Verstappen manteve a ponta com 01min09s071, seguido de Leclerc a 0s366, Gasly a 0s470, Hamilton a 0s655 e Bottas a 0s698.
Se classificaram para o Q3 e a disputa da pole position: Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Antonio Giovinazzi. Todos largarão de pneus macios no domingo, com base nas voltas mais rápidas desta sessão.
Foram eliminados no Q2, ocupando as posições de 11º a 15º, respectivamente: George Russell, Lance Stroll, Lando Norris, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda.
Q3
A batida de Latifi forçou os fiscais a reconstruírem a barreira de proteção. Com isso, a direção de prova atrasou o início do Q3 para 11h07, horário de Brasília.
Verstappen foi novamente o primeiro a ir à pista e marcou 01min08s923 em sua primeira volta rápida. Bottas se colocou em segundo, a 0s299, enquanto Hamilton foi o terceiro, a 0s345.
No final, Max Verstappen confirmou o favoritismo que tinha no início da semana, garantindo a pole position para a corrida na frente de seu público com 01min08s885. Completam o top 10 do grid de largada do domingo: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo.
A Fórmula 1 volta à pista de Zandvoort no domingo para o GP da Holanda, o primeiro desde 1985. A largada está marcada para 10h, horário de Brasília, com transmissão da Band. E assim que acabar a prova, tem Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Melhor Volta | Dif. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 1'08.885 | ||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'08.923 | 0.038 | |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'09.222 | 0.337 | |
4 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 1'09.478 | 0.593 | |
5 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 1'09.527 | 0.642 | |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 1'09.537 | 0.652 | |
7 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 1'09.590 | 0.705 | |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 1'09.933 | 1.048 | |
9 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 1'09.956 | 1.071 | |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 1'10.166 | 1.281 | |
11 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 1'10.332 | 1.447 | |
12 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 1'10.367 | 1.482 | |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 1'10.406 | 1.521 | |
14 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 1'11.161 | 2.276 | |
15 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 1'11.314 | 2.429 | |
16 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 1'10.530 | 1.645 | |
17 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 1'10.731 | 1.846 | |
18 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo | Ferrari | 1'11.301 | 2.416 | |
19 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 1'11.387 | 2.502 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 1'11.875 | 2.990 |
F1 AO VIVO: Tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO para o GP da HOLANDA, com o debate sobre o GRID em ZANDVOORT
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #129 - A aposentadoria de Raikkonen e tudo sobre o GP da Holanda
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.