F1: Wolff nega retorno de Allison para ‘salvar’ Mercedes
No entanto, chefe da equipe insiste que ele ainda tem importância dentro da companhia
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, negou que James Allison voltou a ter um papel mais ativo no design de carros para corrigir as dificuldades dos últimos anos na Fórmula 1.
Após o decepcionante início do W14, o sucessor do carro de 2022, houve especulações de que Allison havia retomado um papel mais prático em Brackley.
Com passagens na Lotus e Ferrari, ele ingressou na Mercedes em 2017 e, após quatro anos à frente do departamento de design, ele se afastou do trabalho diário para ocupar o papel mais abrangente de diretor técnico.
Essa posição revisada permitiu que Allison dividisse seu tempo com outros projetos, como o envolvimento com a INEOS na competição de vela America's Cup. Wolff esclareceu que esse acordo não mudou devido à recente queda de desempenho da equipe.
Falando exclusivamente ao Motorsport.com, quando perguntado se Allison estava tendo um papel ativo na atualização do W14, Wolff disse: “Não, ele não está realmente envolvido.
“Ele está envolvido na estratégia de longo prazo da equipe. Mas ele está fazendo mais atividades com a America's Cup”.
Confrontado com a sugestão de que a equipe poderia ter tentado colocar Allison para ajudar seu sucessor Mike Elliott, Wolff continuou: “Não é sempre uma pessoa em uma organização.
“Mas você precisa encontrar as pessoas certas para as funções certas. Às vezes, pode significar que você é supercompetente em uma área, mas talvez não no geral.
“James, com certeza, como diretor técnico no passado, tem um grande histórico e é uma pessoa do povo. Ele é alguém que ainda é muito importante para a organização.”
James Allison, Technical Director, Mercedes AMG
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
A equipe técnica da Mercedes esteve sujeita a uma rotatividade constante ao longo de seu período vencedor do campeonato.
Notavelmente, o predecessor de Allison, Paddy Lowe, saiu para liderar a Williams, enquanto o ex-chefe de aerodinâmica Eric Blandin mudou para a Aston Martin em 2021.
Da mesma forma, o diretor de engenharia (mais tarde um consultor de equipe) Aldo Costa deixou a Mercedes para chefiar o departamento técnico da Dallara no início de 2020.
Questionado sobre as dificuldades em substituir essas figuras, Wolff disse: “Pessoas como Aldo, você nunca consegue substituir.
“Mas você precisa encontrar dentro da estrutura, você divide o trabalho em alguns pontos.
“O Aldo [foi] muito bom na estruturação da sucessão dele também – não é uma coisa que aconteceu de um dia para o outro.
“Tivemos basicamente dois anos e meio de aviso prévio de que ele iria. Ele moldou o departamento nesse sentido.”
EXCLUSIVO: Ouça Massa detalhando possível judicialização do GP de Singapura de 2008
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.