F1: Wolff revela que pai de Sainz lhe contou sobre mudança de Hamilton para Ferrari

Chefe da Mercedes admitiu que não tentou persuadir o heptacampeão a ficar com a equipe

Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da equipe Mercedes-AMG F1

Lewis Hamilton surpreendeu ao anunciar que fará transferência para a Ferrari em 2025. A notícia chegou como um 'baque' até mesmo para Toto Wolff, apesar do chefe da Mercedes já sentir que o heptacampeão não ficaria muito tempo no time da Fórmula 1.

Leia também:

Wolff já revelou que o piloto fez questão de lhe contar pessoalmente sobre sua decisão, no entanto, o chefe dos Flechas Pratas, agora, revelou que foi Carlos Sainz Sr. que deu a primeira dica que uma transferência estaria sendo planejada.

A conversa entre Hamilton e Wolff aconteceu na casa do austríaco, no fim de janeiro. O piloto contou que utilizaria a cláusula de saída de seu contrato para poder se juntar à Ferrari.

Em entrevista ao podcast High Performance, Wolff disse em uma ligação inicial de Sainz Sr., pai do piloto Carlos Sainz, que Hamilton estaria substituindo, foi a primeira vez que ele recebeu a notícia de que algo estava acontecendo.

"Então, eu ouvi os sinos tocarem duas semanas antes", disse Wolff. "Sim, o velho Sainz me ligou e disse: é isso que está acontecendo".

"Depois, os pais de alguns pilotos me ligaram, o que não havia acontecido antes. Então pensei: "Ok... está acontecendo alguma coisa".

"Então, enviei uma mensagem de texto para Fred Vasseur [chefe da Ferrari] dizendo: 'Você vai levar nosso piloto?' Não recebi nenhuma resposta. Muito incomum para Fred. Ele é um bom amigo. Então, sim, eu vi isso acontecer".

Com suas suspeitas sobre a intenção da visita de Hamilton à sua casa, Wolff também revelou que ele fez uma surpresa na conversa ao contar primeiro ao sete vezes campeão que a Mercedes havia contratado o ex-chefe de design da Ferrari, Simone Resta.

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG, with Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes-AMG, com Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

"Quando Lewis chegou em casa, como fez tantos anos antes, tivemos uma pequena conversa, como sempre fazemos sobre as férias de Natal e tudo mais", explicou Wolff.

"Então eu disse: 'Bem, agora estamos recrutando na Ferrari. Temos esse cara.' E Lewis disse: 'Ah, preciso lhe contar uma coisa'. E sim, quando ele disse isso, aquele momento inicial foi um pouco... Então isso está realmente acontecendo?"

Quando a notícia da decisão de Hamilton na Ferrari foi divulgada, se tornou um dos assuntos mais comentados e pegou muitos de surpresa. Mas Wolff disse que conseguiu lidar com a situação de forma bastante calma.

"Bem, já passei por coisas muito piores em minha vida, como um verdadeiro drama e trauma", disse ele. "Isso não está nem mexendo com a agulha".

"É apenas uma situação nova. Ela tem riscos e oportunidades, riscos no sentido de como informar os patrocinadores o mais rápido possível? Porque estava vazando... E, por outro lado, o que estamos fazendo em relação ao próximo ano?"

Wolff também deixou claro que não havia nenhuma tentação de sua parte de tentar persuadir Hamilton a mudar de ideia.

"Acho que se alguém decide ir embora, então você precisa deixá-lo ir", disse ele. "Tive uma conversa com Pep Guardiola há muito tempo, e ele é um amigo. Eu perguntei: 'O que você faz se este ou aquele jogador for embora?' E ele disse: 'O que você quer dizer com isso?' Eu disse: 'Bem, você tenta convencê-los a ficar?'"

"Ele disse: 'Não, se alguém achar que pode jogar melhor em outro lugar ou ganhar mais, você tem que deixá-lo ir'. E isso é algo que eu adoto da mesma forma aqui. Alguém quer ir embora - então vamos fazer com que seja o melhor possível para cada uma das partes".

O QUE BORTOLETO ENFRENTARÁ NA SAUBER / AUDI?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com traz detalhes sobre Gabriel Bortoleto na Sauber, F1 na Band, GP de São Paulo e mais!

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Truque de resfriamento a água de pneus é paranoia ou 'guerra' entre equipes?
Próximo artigo F1: Foco da McLaren é evitar DNF e terminar todas as corridas com os dois carros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros