Hamilton pede fim de compartilhamento de telemetria
Lewis Hamilton diz que pilotos deveriam encontrar sozinhos os caminhos para serem velozes e prefere que companheiros de equipe não compartilhem dados de telemetria
Lewis Hamilton não quer saber de dividir dados com companheiros de equipe. Em entrevista à UBS, uma das patrocinadoras da Mercedes, Hamilton revelou que não acha justo que companheiros de equipe se aproveitem do trabalho realizado por outro piloto.
“Eu vou para a pista, faço minhas voltas e a lição de casa na sequência. E o outro cara pode ver tudo isso. Pedi ao meu time, não quero ver os dados do meu companheiro de equipe. Não acho justo que ele dê o melhor dele e eu possa estudar aquilo no computador", disse.
“Quando estamos pilotando, por exemplo, escolhemos nossos pontos de freada, ondulações, marcas de pneu na pista - todas essas coisas que o ajudam a contornar curvas mais rápido. O outro piloto deve ser capaz de fazer naturalmente algo semelhante ao que você faz."
“Com os seus dados, eles podem simplesmente copiar você. 'Oh, ele freia cinco metros mais tarde ali, tentarei o mesmo quando for à pista'. Isso me incomoda bastante, pois permite que eles se aproximem de você."
“Por isso eu gostava do kart, você não consegue fazer isso e é lá que o talento puro é capaz de brilhar.", acrescentou.
Hamilton destacou ainda que ter acesso aos dados torna as coisas muito fáceis para os novos pilotos, que chegam à categoria e rapidamente andam no ritmo ideal.
“Creio que você deveria me contratar porque sou o melhor, por que estudei, porque venci todos os campeonatos pelos quais passei. E você contrata a próxima pessoa porque ela também venceu algumas coisas no caminho como também contrata pelo talento. Eles devem ser capazes de ir para a pista e aprender sozinhos", afirmou.
“Você pode tirar um jovem da Fórmula 3, colocá-lo no simulador todos os dias para tentar copiar minhas linhas e ele provavelmente conseguirá fazer isso. Ele deveria descobrir essas coisas sozinho. Você precisa encontrar os limites sozinho, este é o desafio de ser um piloto", comentou.
“Quando eu entrar no carro novo, verei o limite dele. Se não conseguir fazer isso por conta própria, não sou bom o suficiente para estar lá. Alguns pilotos que estão por aí não são", completou.
Reportagem adicional por Roberto Chinchero
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.