Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Últimas notícias

Antigo chefe diz que Honda foi afetada por tempo fora da F1

Otmar Szafnauer exalta capacidade dos engenheiros japoneses e acredita que fabricante está a um passo de acertar a mão no projeto

Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Otmar Szafnauer, Chief Operating Officer, Force India
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32

A falta de experiência na F1 contemporânea tem sido o maior problema da Honda desde seu retorno à F1, argumenta Otmar Szafnauer, antigo vice-presidente da equipe da fabricante japonesa na categoria.

Enquanto há rumores de que a Honda poderia se separar de sua atual equipe de fábrica, a McLaren, Szafnauer acredita que é cedo demais para descartar a fabricante.

Ele diz que sua própria experiência trabalhando com a Honda, entre 2001 e 2008, mostrou que o fator comum entre as duas fases mais recentes é que, no início, a fabricante demorou um tempo para alcançar as demais e entender o que é necessário.

“O que eu vi foi que os caras que trabalharam no projeto da terceira geração [no fim dos anos 1990] e que vinham da segunda geração [anos 1980] tinham ótimo conhecimento da F1 e do que ela precisa”, disse Szafnauer, atual diretor da Force India.

“Eles conseguiam acertar no programa para poder competir no nível mais alto. Lembro quando chegou Takeo Kiuchi, que foi engenheiro de Senna e Prost. Dentro de dois ou três anos, tínhamos o motor mais leve e potente dos V10.”

“Ele sabia do que precisava e assim o fez. Terminamos com 968 cv e 88 kg, o que era um pouco mais leve e um pouco mais potente. Eles eram assim.”

“O que falta agora é experiência para entender o que é preciso. [Yusuke] Hasegawa esteve aqui antes, mas ele era engenheiro de controle. Não sei se eles possuem a força e experiência na engenharia do projeto.”

Szafnauer acredita que, uma hora ou outra, a Honda irá acertar a mão no projeto. “É preciso dar tempo à Honda, e, com certeza, eles vão chegar lá. Eles são engenheiros inteligentes, com todos os recursos, então eles vão chegar lá. Eles precisam de experiência, e é o que eles estão conseguindo.”

“Não podemos julgar rápido demais e ter uma reação de impulso. A Honda pode estar a um passo de acertar.”

Artigo anterior Magnussen: Grosjean é mais rápido do que Button "em dia bom"
Próximo artigo Ricciardo: Manobra de Vettel não foi perigosa, só boba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros