Honda crê que motor teve falhas diferentes nos últimos GPs
Fabricante suspeita que nova unidade de potência teve problemas distintos nos GPs do Canadá e da França
A Honda acredita que o problema que Brendon Hartley teve na França é diferente do sofrido por Pierre Gasly no Canadá, sendo que a fabricante se prepara para analisar a segunda falha de seu motor atualizado.
A empresa japonesa esperava iniciar as investigações no motor de Hartley nesta terça-feira, em sua fábrica, em Sakura. A Toro Rosso e a Honda enviaram o motor de volta ao Japão depois de o neozelandês ser forçado a parar no meio da pista no treino livre de sexta-feira.
Isso aconteceu duas semanas após Gasly sofrer um problema no Canadá, onde a Honda introduziu seu novo motor, com novidades majoritariamente no motor de combustão interna.
O diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, disse ao Motorsport.com: “Não podemos dizer nada específico sobre nossa inspeção aqui. Precisávamos esperar.”
“Começaremos a analisar na terça-feira no Japão. A contrapartida depende do tipo de falha – se é de qualidade ou de especificação.”
“Precisamos ter um relatório de nossa base, e aí poderemos entender o quanto vai demorar, ou quão difícil é [corrigir o problema].”
“Tivemos dois problemas, mas parece que eles são levemente diferentes. Não posso dizer se diferente é melhor ou pior para nós.”
“Mas precisamos encontrar a causa da falha deste fim de semana para tentar consertar para o futuro.”
O problema de Hartley condenou o piloto a largar do fundo do grid e ter uma corrida difícil, enquanto que o companheiro de equipe Gasly abandonou na primeira volta – em um fim de semana que a Honda considerou “difícil e decepcionante”.
Apesar da segunda preocupação com a confiabilidade pela segunda corrida seguida, a Honda se mostrou encorajada com a performance de seu motor no Canadá, o que teve um papel crucial para convencer a Red Bull a adotar suas unidades para 2019.
Gasly disse após a classificação que o novo motor não parecia tão potente na França e acrescentou que a confiabilidade “ainda é um ponto de interrogação” após usar a versão antiga nos treinos.
“Eu preferiria ter performance máxima o tempo inteiro”, disse, quando questionado pelo Motorsport.com sobre a confiabilidade.
“Ainda precisamos fazer muitas corridas com aquele motor, e é por isso que decidimos economizar quilometragem na sexta-feira.”
Tanabe afirmou que a performance e confiabilidade permanecerão com importância equivalente enquanto a Honda trabalha em sua melhora final para a atual temporada antes de virar sua atenção para a especificação de 2019.
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