Últimas notícias

Leclerc: vou "calar a boca em vez de falar no rádio" na próxima vez

Piloto monegasco da Ferrari voltou a falar sobre a reclamação à equipe no GP de Singapura de Fórmula 1

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Depois da polêmica da Ferrari no GP de Singapura, onde Charles Leclerc reclamou de suposto favorecimento da equipe ao alemão Sebastian Vettel, o piloto monegasco disse que vai “calar a boca” ao invés de falar no rádio da próxima vez que uma situação parecida ocorrer na Fórmula 1.

Leia também:

Na corrida do último fim de semana, a escuderia italiana chamou o tetracampeão para os boxes antes do jovem de 21 anos, o que enfureceu Leclerc. O vencedor dos GPs de Bélgica e Itália, então, reclamou pelo rádio.

Depois de ouvir as explicações do time de Maranello, que insistiu na estratégia que deu a vitória a Vettel, apesar de Leclerc ter largado na pole, o monegasco disse que não faria nada “estúpido”, mas reiterou que não achava a decisão “justa”.

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Após a prova em Marina Bay, o novo piloto da Ferrari minimizou a questão e preferiu destacar a dobradinha em Singapura. Agora, porém,  Leclerc voltou a soltar uma declaração polêmica, antes do GP da Rússia, que acontece neste domingo.

De todo modo, o substituto do finlandês Kimi Raikkonen voltou a ser político. "Acredito que minha reação foi bem além do que deveria e isso mostra que ainda tenho muito a aprender”, analisou o #16.

"Naquela situação, não havia necessidade de agir daquela forma. A equipe fez a coisa certa, terminamos em primeiro e segundo. Não teríamos terminado em primeiro e segundo com outra estratégia, e é isso que mais importa”, disse o piloto, que mal sorriu no pódio em Marina Bay (veja abaixo).

Reações dos pilotos após o GP de Singapura
Ferrari comemora
Leclerc no pódio
Top-3 na coletiva
Leclerc sério
Vettel venceu de forma polêmica
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel e Max Verstappen
Festa para Vettel
Festa da escuderia Ferrari
Vettel aclamado
Alemão comemora
Tetracampeão quebrou jejum de 22 corridas sem vencer
Imagem da celebração
Verstappen joga champanhe no colega
Vettel e Leclerc bebem
Detalhe dos pneus usados
Verstappen ergue troféu
Holandês ficou feliz pelo pódio
Fogos no pódio
Iñaki Rueda, estrategista da Ferrari
Rueda e Vettel
Troféu do vencedor
Fogos em Marina Bay
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Troféus
Perfil de Vettel
Comemoração com o volante
Vettel exibe volante da Ferrari
Vettel abraça equipe
Vibração de Vettel
Detalhe do capacete
Imagem da festa em Singapura
Punhos em riste
Vettel saindo do carro
Alívio do tetracampeão
Refresco
Top-3 em Marina Bay
Festa da dobradinha ferrarista
Equipe celebra
Euforia italiana
Leclerc e Vettel sorrindo para a foto
O grande vencedor do GP de Singapura
Alegria da equipe com o piloto
Capacete reluzente
Será que Vettel engrena na temporada?
É o que esperam os fãs alemães
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
49

"Então eu definitivamente tenho muito a aprender e é isso que mais importa. Tenho muito a melhorar, mas isso não acontecerá novamente no futuro. No carro é sempre muito difícil. Há muita adrenalina. Acordo de manhã pensando em vitória, vou dormir pensando em vitória, então às vezes pode ser difícil”.

“Mas eu só preciso me controlar mais nessas situações e calar a boca em vez de falar no rádio. Vou aprender com isso e tentar fazer com que isso não aconteça novamente. Algumas pessoas podem entender o quanto eu quero ganhar. Algumas outras talvez tenham entendido errado”.

“De qualquer forma, como eu disse, acho que preciso aprender, não havia necessidade, e não há, de estar assim no rádio a qualquer momento durante a corrida, mesmo que haja adrenalina. Acho que isso coloca mais bagunça do que qualquer outra coisa, e é isso. Como eu disse, acho que o mais importante é que a equipe tenha terminado com o primeiro e o segundo lugares, e por isso estou muito feliz”, completou Leclerc.

Visão de Vettel

Questionado sobre o episódio em Singapura, Vettel defendeu seu jovem companheiro de equipe: "Não acho que você deva interpretar muito essas mensagens. Estamos pilotando quando falamos no rádio”.

"Acho que se você fizesse o mesmo com jogadores de futebol ou até mesmo com um jogador de golfe, ficaria surpreso, e não faz sentido tentar entender a razão por trás do que as pessoas dizem quando estão no calor do momento. Isso é bastante normal”.

"Obviamente ele queria vencer, ficou chateado quando percebeu que estava atrás. Se fosse o contrário, eu provavelmente teria ficado igualmente chateado. Faz parte da emoção”, analisou o tetracampeão.

GALERIA: Curiosidades do GP da Rússia de Fórmula 1

O GP da Rússia, dentro da F1 ‘moderna’, é disputado desde 2014, em Sochi, no parque olímpico construído para as Olimpíadas de Inverno de 2014.
O circuito é mais um daqueles construídos com a supervisão de Hermann Tilke, responsável pelo traçado de boa parte dos circuitos atuais da F1.
A pista tem 18 curvas, sendo 12 para a direita e seis para a esquerda.
Lewis Hamilton é o maior vencedor do GP da Rússia, com três triunfos (2014, 2015 e 2018).
A última edição foi bastante polêmica, com a vitória de Hamilton após a Mercedes dar a ordem para que Valtteri Bottas, que liderava, cedesse a posição.
A Mercedes está 100% na Rússia, com todas as vitórias desde 2014, além de duas edições pré-F1, em 1913 e 1914.
Nenhum brasileiro venceu o GP da Rússia. A melhor colocação foi de Felipe Massa, em 2015, no quarto lugar. Naquela mesma corrida, Felipe Nasr foi o sexto.
O GP da Rússia de 2016 foi a primeira corrida da F1 disputada em um 1º de maio desde o GP de San Marino de 1994. Na ocasião, Felipe Nasr homenageou Senna em seu capacete.
O piloto da casa, Daniil Kvyat, dá o nome à curva 3 do circuito.
Mas foi lá que em 2016 ele viveu seu pior pesadelo na equipe principal da Red Bull. Após se envolver em um acidente com Sebastian Vettel, Kvyat foi ‘rebaixado’, voltando a fazer parte da Toro Rosso, cedendo seu assento a Max Verstappen, que venceu logo na corrida seguinte, na Espanha.
10

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Honda atualiza motor e pilotos de Red Bull e Toro Rosso são punidos
Próximo artigo Hamilton: grid invertido é uma desculpa para erros nas regras de 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil