Massa vê Kimi em situação interna complicada na Ferrari
Piloto brasileiro relembra histórico de ordens de equipe do time de Maranello: “Kimi não está na posição que precisa estar”
Embora a Ferrari seja inflexível de que não irá impor ordens de equipe até que um de seus pilotos esteja matematicamente fora de disputa, o antigo piloto da Scuderia, Felipe Massa, está convencido de que o time não terá escolha senão começar a favorecer Sebastian Vettel.
Para Massa, Raikkonen - que perdeu a vitória em Mônaco recentemente com uma estratégia diferente da de Vettel - encontrará uma situação que não é fácil de lidar.
"Acho que a situação de Kimi vai ser bastante complicada a partir de agora, porque você sabe que a Ferrari tem uma grande chance de ganhar o campeonato", explicou Massa, que quase ganhou o título mundial com o time de Maranello em 2008.
"Eles vão tentar tudo o que podem para vencer depois de tantos anos. A Ferrari não vem conquistando nada desde 2007 e 2008, então tentarão tudo o que puderem.”
"E, infelizmente, se você vê a diferença nos pontos, Kimi não está na posição que precisa estar. Quero dizer, ele precisa aceitar que essas coisas podem acontecer e vão acontecer".
Em meio a suas suspeitas de que a Ferrari irá concentrar seus esforços em Vettel, Massa acha que tal cenário poderia forçar a Mercedes a fazer o mesmo com Lewis Hamilton.
"Eu acho que se a Ferrari estiver fazendo isso, então claramente a Mercedes também precisa fazer isso. Mas isso depende. Se Hamilton estiver ganhando com facilidade, então é fácil.”
"Mas, se ele não estiver, então eles precisarão fazer, porque de outra forma eles estarão desistindo dos pontos e talvez isso possa afetar o campeonato no final".
Massa disse que não vê nada de errado com as equipes que apoiam um de seus pilotos, embora para ele situações como a troca de posições na Áustria entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher em 2002, ou o que aconteceu com ele e Fernando Alonso em Hockenheim em 2010, não sejam o jeito correto de fazer isso.
Refletindo sobre como Raikkonen o apoiou no final de 2008, Massa disse: "Eu acho que o ajudei muito em 2007 e ele me ajudou depois. Isso é bem claro.”
"Para ser sincero, o que Kimi fez para mim em 2008 e o que fiz por ele em 2007, estava completamente dentro do esporte.”
"Mas quando ocorre o que aconteceu na Alemanha, que era antes de metade do ano, e talvez na Áustria, com Rubens em 2002, não é bom. Isso não está dentro do esporte".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.