Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Newey explica por que 'optou' por ponto fraco da Red Bull na F1

Mago da categoria disse que escolha se deveu à mudança de regras da elite global do esporte a motor, o que resultou em muitas vitórias para o time mesmo sem tantas poles

Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

Projetista da Red Bull na Fórmula 1, Adrian Newey explicou por que 'deliberadamente' escolheu manter um 'ponto fraco' do dominante modelo RB19, carro que venceu 21 das 22 corridas de 2023, em prol de um forte ritmo de corrida do monoposto taurino no último ano.

O editor recomenda:

Na temporada passada, a equipe anglo-austríaca bateu o recorde da McLaren de 1988 como a mais dominante de um campeonato, superando percentualmente os 15 de 16 triunfos do time britânico de Woking naquele ano.

Com tamanha superioridade, a marca de energéticos não ficou somente com o título de construtores, mas viu o holandês Max Verstappen se sagrar tricampeão mundial consecutivo da F1 e conseguiu sua primeira dobradinha de pilotos, com o mexicano Sergio Pérez em segundo.

Entretanto, para Newey, o GP de Singapura, única etapa não vencida pela Red Bull em 2023, evidenciou o ponto fraco da escuderia no último ano: o ritmo de classificação, que foi 'deliberadamente' sacrificado em prol de um desempenho de corrida absoluto.

"Nunca estou satisfeito. Tivemos uma temporada fantástica, quebramos recordes, mas ainda há coisas no carro que poderíamos melhorar. Então, você se concentra em quais são os nossos pontos fracos e como podemos melhorá-los. É por isso que não vencemos em Singapura", ponderou ele.

"Foi uma derrota útil para nós porque, para ser honesto, estragamos tudo e o fim de semana trouxe à tona alguns pontos fracos do carro", seguiu o britânico sobre a prova de Marina Bay, vencida pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. Foi também o único evento sem uma Red Bull no top 3 em 2023.

"Então, temos que pensar em como podemos melhorar isso, como podemos eliminar isso no próximo ano? E simplesmente seguir em frente...", disse Adrian no podcast Formula for Success. Ao The Race, o inglês também deu mais detalhes sobre a dificuldade em aquecer pneus nos qualis.

“Tentamos privilegiar o ritmo de prova em detrimento da classificação. Essa decisão foi tomada em 2021, baseada na previsão de que as mudanças no regulamento da F1 facilitariam as ultrapassagens, tornando a sessão de classificação um pouco menos importante.”

“Foi uma decisão deliberada. Se as ultrapassagens ficassem mais fáceis, as sessões de classificação perderiam peso. E foi o que aconteceu”, completou o engenheiro da 'RBR', considerado o 'mago da F1' nos últimos tempos.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Futuro dos motores da F1 será ditado pela relevância para montadoras e carros de rua, diz FIA
Próximo artigo F1 estaria planejando 30 corridas por ano com três provas em uma semana

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros