Análise
Fórmula 1 GP da Espanha

O erro de Rosberg que gerou a batida das Mercedes na Espanha

Veja como um erro no mapeamento de motor colocou Nico Rosberg na mira de Lewis Hamilton logo após a largada

Mercedes AMG-F1 steering wheel

O GP da Espanha virou de cabeça para baixo em segundos após seu início, quando os favoritos à corrida, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, bateram enquanto lutavam pela liderança.

Rapidamente se percebeu o que levou à situação. Especificamente naquele momento havia uma grande diferença de velocidade entre os dois carros da Mercedes, e isso por um erro de Rosberg. O alemão estava no modo de motor errado.

Embora Rosberg tenha falado na noite de domingo que ele e seu time ainda estavam investigando por que seu carro estava no modo errado, parece que o alemão simplesmente não selecionou a configuração correta no grid.

Rosberg's steering wheel, detailed view
Volante de Nico Rosberg

Foto: Giorgio Piola

Na semana passada, olhamos profundamente as funcionalidades do volante da Mercedes e, em particular, o de Nico Rosberg.

Notamos com a imagem que seu volante é cheio de instruções para ajudá-lo com os procedimentos que precisa para pontos-chave das corridas – e essas instruções revelam exatamente o que deu errado.

Uma dessas instruções, à direita no volante, lida exclusivamente com o procedimento de largada, oferecendo um guia passo-a-passo dos procedimentos que devem ser concluídos na volta de apresentação até chegar ao grid.

As instruções (imagem principal acima) mostram claramente que do segundo ao último passo é preciso selecionar 'STRAT 3': um abrangente modo da unidade de potência que lida com a maior velocidade do carro.

Tudo isso pode ser selecionado e afinado com os vários botões em torno da volante, mas isso geralmente é realizado durante a corrida para gerenciar o desempenho.

Mercedes AMG-F1 steering wheel
Volante da Mercedes AMG-F1

Foto: Giorgio Piola

No caso de Rosberg, parece que este passo foi esquecido. E, como ele não foi para o 'STRAT 3', seu carro ficou no modo 'STRAT 12’ - como ele alinhou no grid.

Este é um modo de conservação de combustível e energia, usado no caminho para o grid para permitir a implantação máxima de energia para o início de uma corrida.

O uso que Rosberg fez do STRAT 12 na largada não foi ruim para sair do grid. Ele conseguiu pegar o vácuo de Hamilton usando a energia que já havia sido armazenada na volta de apresentação.

Mas o modo fez com que enquanto Rosberg passava pela curva 3 tivesse um déficit de pelo menos 160cv dos sistemas híbridos.

É possível notar na câmera do carro de Hamilton que assim que Rosberg entra na curva 3, sua luz de chuva começa a piscar. Este é um sinal de aviso ao piloto que vai atrás que o carro à frente está em modo de conservação de energia.

Hamilton ficou imediatamente ciente do erro que Rosberg havia cometido e tentou capitalizar.

Na frente, Rosberg também percebeu o erro. Sua câmera mostra ele rodando o botão STRAT, de STRAT 12 à esquerda para STRAT 3 à direita.

Ele, então, rapidamente fez uma mudança no equilíbrio dos freios para a curva 4, antes de apertar o botão amarelo OT (ultrapassagem) no canto superior esquerdo - o que teria entregado um aumento de velocidade instantânea. Mas a essa altura o dano já havia sido feito.

In this article
Matt Somerfield
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Nico Rosberg
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Red Bull avisa que Verstappen ficará ainda mais forte
Próximo artigo Honda resolve segurar atualizações na unidade de potência

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros