Recomendado para você

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: O 'ressurgimento do gênio' após a recuperação 'milagrosa' da McLaren

Peter Prodromou, líder do departamento de aerodinâmica da equipe de Woking, entra nos holofotes após boa performance do time no GP da Inglaterra

Fernando Alonso, McLaren and Peter Prodromou, McLaren Chief Engineer

A surpreendente recuperação da McLaren na temporada 2023 da Fórmula 1 traz consigo a redenção de Peter Prodromou, um gênio técnico que está sorrindo novamente.

Embora tenha que confirmar isso nas próximas corridas, depois de dois circuitos muito favoráveis ( Red Bull Ring e Silverstone), a McLaren surpreendeu a todos pela forma como encontrou o ritmo para não apenas lutar no pelotão do meio, mas, como visto no GP da Inglaterra, para se tornar, em algum momento, a principal alternativa à Red Bull.

Leia também:

E enquanto alguns apontam os novos pneus que estrearam no último fim de semana como a principal causa da recuperação, e muitos outros afirmam que eles são rápidos porque copiaram a Red Bull, a McLaren se defende apontando para outro aspecto.

O diretor da McLaren Andrea Stella, analisando por que eles melhoraram tanto, disse: "A chave é entender que existem conceitos que permitem que você se desenvolva mais rápido e por mais tempo. E é aí que você precisa ter as pessoas certas no lugar certo. Gostaria de mencionar um nome: Peter Prodromou, que dirige o desenvolvimento aerodinâmico da McLaren. Ele está fazendo um trabalho excepcional em termos de definição da direção conceitual, mas também por ter organizado e inspirado todo o grupo aerodinâmico."

Prodromou, um britânico de origem grega, chegou à McLaren em 2014, tendo sido o braço direito de Adrian Newey, o talentoso aprendiz, não apenas nos anos dourados da Red Bull, mas também na própria McLaren no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Na verdade, Prodromou esteve na McLaren pela primeira vez de 1991 a 2006, um longo período em que a equipe venceu cinco Campeonatos Mundiais de Pilotos e de Construtores.

Na Red Bull, a propósito, ele foi substituído ao lado de Newey pelo agora elogiado Dan Fallows, que está fazendo a Aston Martin brilhar. Mas Prodromou não obteve grandes resultados com a McLaren, e as temporadas lamentáveis da equipe com motor Honda eram frequentemente acompanhadas por chassis não competitivos, apesar da fama (justificada) que precedeu o gênio e apesar de ter Fernando Alonso.

Ao chegar à Fórmula 1 como um jovem graduado em engenharia em 1991, quando era um técnico de renome, a longa sombra de Newey nunca permitiu que Prodromou recebesse as honras que merecia e, embora tenha retornado à McLaren com a clara ambição de fazer um carro campeão novamente, ele nunca chegou perto de fazê-lo no comando do departamento de aerodinâmica.

Nos últimos tempos, a McLaren tinha uma estrutura de três homens responsáveis pelo carro: Tim Goss, Matt Morris e Peter Prodromou. Então, Gosse Morris deixaram a equipe e o novo diretor técnico passou a ser James Key. No entanto, houve uma reestruturação no inverno passado após a saída de Andreas Seidl para a Audi (agora Sauber), o que levou Andrea Stella a se tornar o novo diretor.

A McLaren tem três outros diretores técnicos, juntamente com Peter Prodromou (chefe de aerodinâmica), David Sanchez (que é chefe de design e desempenho do carro) e Neil Houldey (chefe de engenharia), mas, como Stella argumenta, o líder é um Prodromou que encontra consolo e reconhecimento depois de anos em que todos, certamente incluindo ele mesmo, esperavam mais.

Talvez 2023 seja tarde demais, mas... Será que 2024 será realmente o ano em que a McLaren voltará a lutar por tudo?

VÍDEO: Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull foi injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #238 – A ‘nova’ McLaren em Silverstone e a demissão de De Vries com a volta de Ricciardo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Visado pela Red Bull, Norris pode ter pré-contrato com Ferrari, diz jornalista
Próximo artigo F1: Por que a Mercedes não copiou Red Bull e agora estuda fazê-lo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros