Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3
Piloto espanhol se beneficiou de punição a Lewis Hamilton e conseguiu chegar no pódio do GP do Brasil de Fórmula 1
Depois de 100 corridas, Carlos Sainz finalmente conseguiu um pódio na Fórmula 1. O piloto espanhol foi beneficiado por punição ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e conseguiu o primeiro pódio da McLaren após cinco anos.
Leia também:
O resultado no GP do Brasil também fez com que a McLaren garantisse a quarta posição entre os construtores, chamado posto de 'melhor do resto'. Companheiro de Sainz, o novato britânico Lando Norris terminou em oitavo e contribuiu para a festa em Interlagos (veja abaixo).
A última temporada na qual a tradicionalíssima equipe britânica de Woking tinha colocado um representante no top-3 tinha sido no longínquo ano de 2014, quando a escuderia garagista ainda contava com um campeão mundial entre seus competidores.
Trata-se de Jenson Button, campeão de 2009 com a Brawn. O piloto chegou em terceiro na abertura do campeonato de 2014, no GP da Austrália. Entretanto, o britânico não foi quem mais brilhou a bordo do MP4-29 (relembre abaixo todos os carros da McLaren) em Melbourne.
Seu então companheiro, Kevin Magnussen, atualmente na Haas, chegou em segundo em Albert Park e completou o pódio duplo para o time. Detalhe: era a primeira corrida do piloto dinamarquês na categoria máxima do automobilismo mundial.
Outro aspecto importante da temporada 2014 para a McLaren é o fato de que foi o último ano da equipe com os motores Mercedes, que voltarão a equipar os monopostos de Woking a partir do campeonato de 2021. Relembre todos os carros da parceria McLaren-Mercedes:
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark BlundellPilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan MagnussenPilotos
Mika Häkkinen, Mark BlundellPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
Mika Häkkinen, David CoulthardPilotos
David Coulthard, Kimi RäikkönenPilotos
David Coulthard, Kimi RäikkönenPilotos
David Coulthard, Kimi RäikkönenPilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo MontoyaPilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la RosaPilotos
Lewis Hamilton, Fernando AlonsoPilotos
Lewis Hamilton, Heikki KovalainenPilotos
Lewis Hamilton, Heikki KovalainenPilotos
Lewis Hamilton, Jenson ButtonPilotos
Lewis Hamilton, Jenson ButtonPilotos
Lewis Hamilton, Jenson ButtonPilotos
Jenson Button, Sergio PérezPilotos
Jenson Button, Kevin MagnussenO retorno das unidades motrizes germânicas ao time britânico se dará em momento especial para a F1, já que a categoria estará implementando novos regulamentos. Por isso, as escuderias já se preparam para o futuro, com a McLaren esboçando seu carro de 2021. Veja:
Efeito solo
A principal mudança para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia ultrapassagens já foi banido da F1 por ser perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre curiosidades sobre o efeito solo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Massa, Fraga e Drugovich vão disputar as 24 Horas de Daytona de 2025
"Super emocionado", "amigo" e "orgulho": Barrichello, Massa e Fittipaldi reagem à confirmação de Bortoleto na F1 2025
Conheça 7 fatos sobre Gabriel Bortoleto, novo piloto do Brasil na F1
F1 troca tampas de bueiros após incidente de Sainz em Las Vegas 2023
F1: Sainz e Albon irão travar confronto mais intrigante de 2025?
F1: Ferrari pode ter novas peças para GP de Las Vegas
F1 - Norris acredita que será forte competidor ao título em 2025: "Tenho o que é preciso"
F1: Piastri confirma 'reversão' das ordens de equipe na McLaren com tetra de Verstappen se aproximando
F1 - Piastri: Bortoleto teria ficado muito chateado se tivesse perdido a vaga
Últimas notícias
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1 - Piastri revela "esperança" para 2025: "Objetivo principal será o campeonato"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.