Entenda o porquê da FIA acreditar que o volante polêmico da Mercedes é legal
O segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 foi dominado pela história do Sistema de "Direção de Eixo Duplo" da Mercedes
A pré-temporada da Fórmula 1 tem um assunto dominando o paddock desde a manhã desta quinta-feira. A Mercedes introduziu um novo sistema de direção chamado DED (Direção de Eixo Duplo) e levou a todos a questionarem a legalidade deste sistema introduzido pela montadora alemã.
Mas, enquanto o truque inteligente de ajuste do ângulo da roda dianteira através do movimento do volante deixou algumas pessoas no paddock coçando a cabeça sobre sua legalidade, a FIA está tranquila, garantindo que o design está em total conformidade com os regulamentos.
De fato, sabe-se que a Mercedes está travando conversas detalhadas com o órgão regulador do automobilismo sobre essa ideia há algum tempo - e introduziu a novidade no W11 apenas depois da decisão final da FIA de que isso é permitido.
Caso a FIA tivesse dito que o sistema DED (Direção de Eixo Duplo) fosse contrário às regras, provavelmente a Mercedes teria abandonado o projeto ao invés de arriscar tudo, incluindo uma potencial desqualificação no GP da Austrália.
O Motorsport.com apurou que o problema central para a FIA é a falta de clareza no regulamento entre o que são componentes de suspensão e o que são partes da direção do carro. O regulamento é claro ao afirmar que mudanças de suspensão feitas enquanto o carro está em movimento não são permitidas.
"Nenhum ajuste pode ser feito a qualquer sistema de suspensão enquanto o carro está em movimento", diz o Artigo 10.2.3 do Regulamento Técnico da FIA. Então se, na visão da FIA, as mudanças feitas no ângulo estavam alterando a suspensão do carro, isso seria proibido.
Entretanto, a visão da FIA é de que o sistema da Mercedes não faz alterações na suspensão. Ao invés disso, para eles, o DED é simplesmente uma outra forma de direção das rodas dianteiras. Quando ao que diz o regulamento sobre a direção, as regras não são restritivas.
O Artigo 10.4.1 do Regulamento Técnico diz: "Qualquer sistema de direção que permita o realinhamento de mais de duas rodas não é permitido". Com o sistema da Mercedes ajustando apenas o ângulo das rodas dianteiras, então ele seria considerado legal.
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Além disso, algo chave para esse caso, há o fato de que em nenhum momento o regulamento dita que as rodas só podem ser controladas por um eixo, nem que as duas rodas dianteiras devem mudar o ângulo na mesma taxa.
Isso significa que a mudança independe de ângulo das rodas dianteiras da Mercedes é permitido porque não há nada dizendo que isso não pode ser feito.
A única estipulação que discorre sobre um sistema como o DED é que ele não pode ser feito por meios assistidos - uma vez que a direção hidráulica do carro precisa cumprir um regulamento que diz: "Nenhum sistema pode desempenhar outra função além de reduzir a carga física necessária para dirigir o carro".
O sistema de direção da Mercedes também deve ter passado pelos testes de impacto.
As equipes rivais estão cientes de que a Mercedes explorou uma área do regulamento que não havia sido testada antes - e tem uma dianteira no design, construção e teste do sistema.
Com a FIA feliz no momento com o DED - apesar de que sua legalidade só pode ser provada pelos comissários se houver um protesto - a questão que fica é se outras equipes vão começar a trabalhar em projetos similares imediatamente, ou se vão esperar Melbourne para ver o sistema realmente colocado em prática.
Em um momento em que todas as equipes já estão tendo que dividir seus tempos com a temporada atual e a reestruturação da F1 para 2021, ter que acrescentar mais um foco para desenvolver um sistema DED próprio quase certamente será um grande problema para todos que desejarem criar um próprio.
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, detalhe do volante
Photo by: Giorgio Piola
Veja imagens do segundo dia de testes pré-temporada em Barcelona
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