Entenda o porquê da FIA acreditar que o volante polêmico da Mercedes é legal
O segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 foi dominado pela história do Sistema de "Direção de Eixo Duplo" da Mercedes
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A pré-temporada da Fórmula 1 tem um assunto dominando o paddock desde a manhã desta quinta-feira. A Mercedes introduziu um novo sistema de direção chamado DED (Direção de Eixo Duplo) e levou a todos a questionarem a legalidade deste sistema introduzido pela montadora alemã.
Mas, enquanto o truque inteligente de ajuste do ângulo da roda dianteira através do movimento do volante deixou algumas pessoas no paddock coçando a cabeça sobre sua legalidade, a FIA está tranquila, garantindo que o design está em total conformidade com os regulamentos.
De fato, sabe-se que a Mercedes está travando conversas detalhadas com o órgão regulador do automobilismo sobre essa ideia há algum tempo - e introduziu a novidade no W11 apenas depois da decisão final da FIA de que isso é permitido.
Caso a FIA tivesse dito que o sistema DED (Direção de Eixo Duplo) fosse contrário às regras, provavelmente a Mercedes teria abandonado o projeto ao invés de arriscar tudo, incluindo uma potencial desqualificação no GP da Austrália.
O Motorsport.com apurou que o problema central para a FIA é a falta de clareza no regulamento entre o que são componentes de suspensão e o que são partes da direção do carro. O regulamento é claro ao afirmar que mudanças de suspensão feitas enquanto o carro está em movimento não são permitidas.
"Nenhum ajuste pode ser feito a qualquer sistema de suspensão enquanto o carro está em movimento", diz o Artigo 10.2.3 do Regulamento Técnico da FIA. Então se, na visão da FIA, as mudanças feitas no ângulo estavam alterando a suspensão do carro, isso seria proibido.
Entretanto, a visão da FIA é de que o sistema da Mercedes não faz alterações na suspensão. Ao invés disso, para eles, o DED é simplesmente uma outra forma de direção das rodas dianteiras. Quando ao que diz o regulamento sobre a direção, as regras não são restritivas.
O Artigo 10.4.1 do Regulamento Técnico diz: "Qualquer sistema de direção que permita o realinhamento de mais de duas rodas não é permitido". Com o sistema da Mercedes ajustando apenas o ângulo das rodas dianteiras, então ele seria considerado legal.
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Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Além disso, algo chave para esse caso, há o fato de que em nenhum momento o regulamento dita que as rodas só podem ser controladas por um eixo, nem que as duas rodas dianteiras devem mudar o ângulo na mesma taxa.
Isso significa que a mudança independe de ângulo das rodas dianteiras da Mercedes é permitido porque não há nada dizendo que isso não pode ser feito.
A única estipulação que discorre sobre um sistema como o DED é que ele não pode ser feito por meios assistidos - uma vez que a direção hidráulica do carro precisa cumprir um regulamento que diz: "Nenhum sistema pode desempenhar outra função além de reduzir a carga física necessária para dirigir o carro".
O sistema de direção da Mercedes também deve ter passado pelos testes de impacto.
As equipes rivais estão cientes de que a Mercedes explorou uma área do regulamento que não havia sido testada antes - e tem uma dianteira no design, construção e teste do sistema.
Com a FIA feliz no momento com o DED - apesar de que sua legalidade só pode ser provada pelos comissários se houver um protesto - a questão que fica é se outras equipes vão começar a trabalhar em projetos similares imediatamente, ou se vão esperar Melbourne para ver o sistema realmente colocado em prática.
Em um momento em que todas as equipes já estão tendo que dividir seus tempos com a temporada atual e a reestruturação da F1 para 2021, ter que acrescentar mais um foco para desenvolver um sistema DED próprio quase certamente será um grande problema para todos que desejarem criar um próprio.
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Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, detalhe do volante
Photo by: Giorgio Piola
Veja imagens do segundo dia de testes pré-temporada em Barcelona
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